Estreia hoje (30) nos cinemas a cinebiografia do cantor Elton John, Rocketman. Dirigido por Dexter Fletcher (Voando Alto), o longa narra toda a trajetória da vida do artista num musical que busca trazer pinceladas fora do realismo/naturalismo na estética geral da produção. Essa escolha possibilita que as marcas e o espírito das canções de John sejam impressos na tela. Além disso, o ritmo da projeção é equilibrado e o público se vê entre os momentos de suspensão, angústia e frenesi do protagonista. Para conferir nossa crítica, clique aqui!

Pensando no lançamento do longa e na quantidade de vezes que o músico aparece em trilhas sonoras de filmes (são 493 menções no IMDB), o Coisa de Cinéfilo reuniu uma lista com suas melhores músicas em histórias ficcionais cinematográficas. Ainda tem um bônus no final do texto, com uma canção que aparece em um seriado de TV. Confira!

5 – You Gotta Love Someone (em Dias de Trovão, em 1990) – Lançada no mesmo ano de estreia do filme, a canção embalava o romance das personagens Claire (Nicole Kidman) e Cole (Tom Cruise). Escrita por Bernie Taupin e com música de Elton John, ela está presente no álbum Best of You. Em 1990, ela ficou entre as mais ouvidas do ano no Reino Unido e no Canadá.

4 – Sorry Seems to Be the Hardest Word (em Bridget Jones: No Limite da Razão, 2004) – Também escrita por Bernie Taupin e musicada por Elton John, ela entrou na trilha sonora do filme na voz de Mary J. Blige. Melancólica e intensa, a canção aparece na projeção para complementar um momento de introspecção de Bridget (Renée Zellweger), enquanto ela pensa em seu conflito amoroso com a personagem Mark Darcy (Colin Firth). Sabe aquela típica música de término, que uma pessoa pode colocar para chorar ainda mais e se acabar na fossa? Pois é exatamente esta! Por isso, ela se encaixa tão bem com o momento que é tocada na narrativa.

3 – Hakuna Matata (em O Rei Leão, 1994) – Na década de 1990, Elton John foi convidado para ser compositor das músicas do filme. Dentre vários sucesso como Can You Feel The Love Tonight e Circle of Life, Hakuna Matata foi uma das que mais ficou popular entre o público. Utilizada para mostrar a forma que as personagens Timão e Pumba encaram a vida, ela narra como tudo pode ser mais leve se as pessoas focarem menos nos problemas. A canção ainda foi usada novamente em Rei Leão 3, Toy Story, na série Timão e Pumba, entre outras produções da Disney.

2 – Tiny Dancer (em Quase Famosos, 2000) – Escrito e dirigido por Cameron Crowe e vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, o filme conta a trajetória de uma banda de rock e de um garoto adolescente que recebe a oportunidade de fazer uma matéria sobre eles para a Revista Rolling Stones. Naturalmente, os músicos viviam na estrada e, em um desses momentos de viagem, surge a música de Elton John e Bernie Taupin. Ela é uma das composições mais antigas da dupla, com estreia em 1972, e casa perfeitamente com a sequência. Acaba-se criando uma relação direta sobre a relação de Penny Lane (Kate Hudson) com os integrantes do grupo musical, além de conectar William (Michael Angarano) com todos eles.

1 – Your Song (em Moulin Rouge, 2001) – Uma das músicas mais antigas de John e Taupin (1967), a canção aparece para construir o momento em que Satine (Nicole Kidman) e Christian (Ewan McGregor) se apaixonam. Ela que corta o frenesi da hora em que os dois são apresentados, iniciando o clima de romance do longa. Até então, o público nota apenas o deslumbramento do protagonista com a cidade nova (França) e as possibilidades dela, até mesmo da chance de amar. Your Song está em primeiro lugar da lista não apenas por casar bem com a cena na qual está presente ou por ser um grande sucesso, mas por conseguir capturar a alma do relacionamento das duas personagens e construir sentido narrativo para os dois durante toda projeção.

Bônus: Don’t Go Breaking My Heart (em Glee, 2009-2015) – A canção entrou na lista por embalar um momento animado e feliz do casal Rachel (Lea Michele) e Finn (Corey Monteith) dentro do Glee Club. A cena é bem rápida e entra naquela lista de apresentações que os integrantes faziam dentro dos desafios dados pelo professor Will (Matthew Morrison). Vale ver pela química do casal e pela dinâmica da sequência, junto com a música de John e Taupin.

Pin It on Pinterest