Maio chegou ao fim, mas não nos esquecemos que é nele que comemoramos o mês das noivas! Pensando nisso, o Coisa de Cinéfilo reuniu uma lista com filmes essenciais sobre festas de casamento, para você se deliciar com as melhores opções. Confira!

5 – Imagine Eu e Você (2005) – Geralmente, os filmes mostram o casamento como a celebração do casal apaixonado por quem o público torce. Contudo, aqui as coisas acontecem um pouco diferente. É durante o seu casório que Rachel (Piper Perabo) conhece o amor de sua vida: Luce (Lena Headey). Entre a descoberta da sexualidade da protagonista, a forma como ela irá lidar com seu marido e os sentimentos que possui pela nova paixão – que vai crescendo -, a comédia romântica, apesar de seguir uma fórmula simples do gênero, ganha por trazer leveza para a temática LGBTQ+ e entregar para o público uma história divertida e bem amarrada.

4 – O Casamento de Rachel (2008) – Indo na contramão do que geralmente os filmes propõem com a temática, o drama narra a história de Kym (Anne Hathaway). A jovem acabou de sair de uma clínica de reabilitação e vai para o matrimônio de sua irmã. Lá, várias tensões e embates antigos surgem. A atuação de Hathaway é sutil, porém com camadas mais profundas que demonstram a solidão e as angústias da personagem. Seu trabalho no longa lhe rendeu uma indicação ao Oscar, em 2009.

3 – Casamento Grego (2002) – Escrito pela protagonista, a atriz Nia Vardalos, o filme trouxe para o cinema a história de como aconteceu o casamento dela e todas as peripécias para que o evento fosse possível. A narrativa é uma adaptação da realidade. Vardalos é grega e dentro do longa são mostradas todas as tradições do país e de quem tradicionalmente pertence a ele. Com muita música, um dinamismo entre o elenco e piadas no ponto, a qualidade maior da projeção mora justamente no texto e na interpretação dos atores que o colorem com naturalidade e entendem a alma daquelas pessoas. As situações nonsense são a cereja do bolo, porque criam a quebra da possível identificação com as cenas e um distanciamento que traz a oportunidade do riso.

2 – O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997) – Clássico da Sessão da Tarde, a comédia romântica tem em seu ápice no carisma da protagonista, interpretada por Julia Roberts (Uma Linda Mulher). Paralelo a isso, existe a criação de duas relações ali dentro que são um grande ganho para a projeção: Michael (Dermont Mulroney) e Julianne (Roberts) e Julianne e George (Rupert Everett). As nuances entre amizade e amor romântico são postas em questão e o espectador consegue compreender as complexidades dos relacionamentos a partir deste elemento. Além disso, o longa possui cenas muito engraçadas e icônicas como a do elevador ou aquela na qual a jovem Kimberly (Cameron Diaz) canta.

1 – Quatro Casamentos e Um Funeral (1994) – Dirigido por Mike Newell (Donnie Brasco) e escrito por Richard Curtis (Simplesmente Amor), o longa é uma das melhores comédias românticas de todos os tempos!!! Isto porque a sensibilidade presente no roteiro, mesclada às piadas sarcásticas, dão um tom que é o equilíbrio do gênero. Ao mesmo tempo em que o público pode ir torcendo gradativamente pelo casal principal, composto por Charles (Hugh Grant) e Carrie (Andie MacDowell), também é possível ir se encontrando as situações cômicas e as vivências do protagonista em uma série de cerimônias que acontecem em pouco tempo.

Pin It on Pinterest