Edna

XVII Festival Panorama Internacional Coisa de Cinema: Edna

4.5

Melancolia, força, resistência e poesia. O documentário Edna mistura todos estes adjetivos e produz um relato intenso sobre uma mulher que é, de fato, uma sobrevivente e carrega seu nome no título. A projeção se inicia em preto e branco. Nela, o público passa a acompanhar a jornada de Edna, com a sua voz narrando suas dores, lutas, angústias e fluxos de consciência.

Guerrilheira no Araguaia, Edna Rodrigues de Souza foi torturada durante a ditadura militar e sofreu perdas irreparáveis na sua vida. Carregando todas estas marcas e deixando nítido que a batalha não terminou ainda, este documentário carrega um teor de grande impacto consigo. Alguns pontos podem ser listados para explicar esta experiência tão complexa. Para além de toda a relevância, magnitude e denúncia que a produção contém, escolhas técnicas fortalecem a história.

A decupagem intercala planos de estradas, das caminhadas de Edna e da sua rotina. Nesta mescla, aos poucos, o espectador vai mergulhando naquela narrativa, começando pelo cotidiano da protagonista até chegar nos fatos mais impactantes da sua trajetória. Entre quadros mais abertos e fechados, a câmera se movimenta com destreza, possuindo estabilidade ou não à serviço das emoções que precisam ser transmitidas.

Além disso, o desenho de som e a mixagem fomentam esta lógica, provocando sensações múltiplas em quem assiste, seja de dor, compaixão, vontade de chorar etc. Neste sentido, a estratégia de colocar a voz do companheiro de Edna em segundo plano, de vez em quando, e utilizar uma subida progressiva da fala de Edna, em off, enquanto seus olhares estão distraídos, aumenta a perspectiva de intimidade e cumplicidade com ela.

Edna

Há também uma vontade da personagem de escapar daquela realidade e neste auge de confissões dolorosas, vêm alguns respiros. Os instantes nos quais se acompanha as caminhadas de Edna e trechos de poesia – muito bem declamados por ela, inclusive – são quando são criados alguns confortos e relaxamentos na plateia. O ponto alto desta lógica do longa é a transição do P&B para o colorido. Algo que, de certa forma, é um tanto óbvio e esperado, mas necessário para a estrutura que foi construída ali.

Há uma atmosfera de procura por uma saída dentro de todo o caos e sofrimento causado pela violência sofrida por Edna no passado e a luta constante contra o roubo de terras e massacres que continuam a ocorrer no país. A chegada destas cores é uma virada que confere um poder quase místico para esta figura central. No entanto, é preciso abordar que o espaço para este empoderamento e até mesmo de alívio narrativo é o setor mais frágil da obra.

Talvez, seja, na verdade, uma presença um tanto mal colocada destes momentos poéticos, mas nada que comprometa o resultado total. No geral, o doc é redondo e consegue transmitir quem é esta mulher e como é importante prosseguir falando sobre pessoas como ela, que jamais vão desistir.

Direção: Eryk Rocha

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