A Dica do Dia desta vez é o anime Your Name, que está disponível na Netflix e é uma excelente escolha para quem quer um produto de qualidade e que propõe reflexões interessantes. Mitsuha é uma jovem que mora no interior do Japão, em uma cidade super pacata e sonha em morar em Tóquio. Já Taki mora em Tóquio, está cansado da correria da cidade e quer largar o emprego de garçom para se tornar arquiteto. Misteriosamente, os dois estão conectados de maneira muito profunda e reveladora.
A trama se inicia com a exploração acertada da rotina e cultura em que Mitsuha está inserida, num contexto que mescla os avanços tecnológicos bem característicos do Japão, com a tradição milenar e seus rituais. Tudo isso envolto em uma mística um tanto confusa, inicialmente, que mostra que a menina tem sonhos realistas demais com alguém que nem conhece.
A medida que o filme avança e os desdobramentos vão sendo explicados, entendemos que trata-se de uma mistura de almas e seus corpos, sem qualquer explicação ou precedente. Inclusive, isso não se faz necessário. O simples fato da existência desta transição de corpos é entendível pelo vínculo que é criado pelos protagonistas. O romance então vai se desenvolvendo de uma maneira muito pura e intensa, quase que mágica.
Com a proximidade de uma chuva de meteoros que está prevista para dali algumas semanas, as coisas vão ficando ainda mais intensas. As mudanças acontecem quase que diariamente e Taki e Mitsuha começam a se ajudar nas suas vidas, dando dicas de como se comportar, mudanças que podem fazer. Tudo isso sempre escrevendo num diário para que ambos possam saber no dia seguinte o que foi que aconteceu enquanto estavam “fora”. O filme peca ao não explicar logo de cara porquê eles não podem simplesmente trocar mensagens. Somente ao final do longa algumas peças neste sentido vão se encaixando e dando razão ao que foi pensado.
Um elemento de incômodo para mim foi a sexualização do corpo feminino. Não sou tão assídua de animes, então o choque talvez tenha sido um pouco maior. Embora não seja um longa infantil, Your Name tem a censura livre. Ainda assim, a sexualização do corpo feminino, por ora mostrado com closes em decotes, saias curtas, apalpando os seios, é algo presente em todo o longa, mesmo que de maneira sutil, em alguns momentos. Algo comum nos animes, mas nem por isso deveria ser normalizado.
O filme finaliza de maneira tão imaginativa e amorosa quanto começa, deixando o espectador com aquela sensação boa no coração, típica dos romances. Como um todo, ele pode soar um pouco caótico e confuso, especialmente para aquele espectador mais desatento. E isso é um elemento que tira pontos de Your Name. Ainda assim, é um anime de qualidade, tanto de narrativa quanto de produção, que vale muito a pena ser conferido.
Direção: Makoto Shinkai
Elenco: Ryûnosuke Kamiki, Mone Kamishiraishi, Masami Nagasawa
Assista ao trailer!