Crítica: Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Filme Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Série exibida no Cartoon Network (também disponível na Netflix no Brasil), Os Jovens Titãs é baseado nos quadrinhos da DC Comics protagonizados por um grupo de heróis juvenis da editora: Robin, Estelar, Ciborgue, Ravena e Mutano. O projeto é voltado para crianças, abordando com humor e bastante metalinguagem o universo dos super-heróis, ocasionalmente trazendo uma piada ou outra que talvez somente os adultos e fãs mais ardorosos dos quadrinhos compreendam. A animação acaba de ganhar um longa para os cinemas chamado Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas e a garantia é que os fãs da série sairão plenamente satisfeitos com o resultado do trabalho da dupla Aaron Hovarth e Peter Rida Michail, também responsáveis pelo produto televisivo.

O filme tem como premissa o desejo de Robin de ter um longa-metragem próprio tendo em vista a profusão de filmes de super-heróis do momento atual na indústria do entretenimento. No entanto, tanto Robin quanto seus demais companheiros dos Jovens Titãs enfrentam o descrédito de uma sociedade que não os levam a sério como fazem com personagens como Superman, Mulher Maravilha e Batman. Para demonstrar que são uma super equipe de heróis e garantir uma adaptação cinematográfica que faça justiça a seus feitos, os Jovens Titãs enfrentam um inimigo mais poderoso que o habitual, o Exterminador.

Filme Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas é um programa que, basicamente, agrada aos pequenos, mas que, como efeito colateral acaba conquistando os adultos. O filme tem o tom episódico da série, mas consegue construir uma narrativa e arcos satisfatórios para a jornada dos seus personagens, sobretudo Robin, peça central da animação. Apesar de algumas piadas serem batidas, como àquelas relacionadas aos erros da DC Comics nos cinemas (como o filme do Lanterna Verde e a referência ao tópico “Martha” em Batman vs Superman: A Origem da Justiça), a maioria dos insights do longa são inteligentes, sobretudo aqueles que são mais sutis. Até a Marvel entra no repertório de piadas do longa com uma participação do Stan Lee, que dubla a si próprio no projeto.

Talvez não fosse necessário lançar Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas nos cinemas, sendo mais pertinente ao projeto um debut em algum canal de streaming. No entanto, sendo esta a escolha da própria Warner e tendo em vista o produto que entregaram, a impressão que fica é das melhores. Despojado, assim como LEGO Batman: O FilmeOs Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas se beneficia da falta de amarras excessivamente mercadológicas que invariavelmente prejudicam o cinema de super-heróis – ainda que seja produto do entretenimento e esteja aí para ser consumido. Encontrando o tom certo do seu humor, o filme consegue “brincar” com a própria mitologia que o inspira sem que esse deboche soe desrespeitoso com sua fonte de inspiração, os quadrinhos da DC. É um programa descompromissado, divertido e competente na medida das suas modestas mas não simplórias pretensões.

Assista ao trailer:

 

Wanderley Teixeira460 Posts

Pesquisador, jornalista e crítico de cinema, fã do Paul Thomas Anderson e também da Nicole Kidman, leitor esporádico de HQs de super-heróis e consumidor voraz de qualquer tipo de besteira colecionável.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register