Nona: Se Me Molham, Eu os Queimo

Crítica: Nona: Se Me Molham, Eu os Queimo

1.5

Existem muitas questões, histórias e subtextos inseridos em Nona: Se Me Molham, Eu os Queimo. Dirigido e roteirizado por Camila José Donoso (Casa Roshell), o filme tenta imprimir elementos imagéticos que se destaquem e provoquem sensações para fomentar o que está sendo contado. No entanto, o longa não consegue entregar uma trama amarrada visual ou narrativamente. Entre os caminhos múltiplos que deseja seguir, ele se perde por não ter um foco ou uma linha contínua de pensamento.

O que acontece aqui é que no encontro entre a realidade vivida pela protagonista dentro e fora das telas, juntamente com a vontade de colocar diversas estéticas para aumentar a complexidade da produção, cria-se um nó confuso, um desperdício de enredo e a sua força se desfaz. A atriz principal, Josefina Ramirez, é avó da diretora. Ela viveu a ditadura militar chilena e, por este motivo, ficou especialista em preparar coquetéis molotovs. A partir destas informações sobre Ramirez, Donoso procura estreitar os laços entre a sua avó e a sua personagem, colocando traços de uma na outra.

Contudo, ainda existem os conflitos ficcionais de Nona: a sua fuga da cidade, por ter se vigado do amante e o incêndio que ocorre em sua nova vizinha, após ter conseguido escapar. São muitas informações e detalhes que para capturar talvez seja necessário assistir mais de uma vez ou ler sobre o longa. Não há uma escrita que proporcione a elaboração da Nona como figura central, não se sabe muito sobre suas motivações, sentimentos ou qualquer coisa do tipo.

Com todos estes pontos que não convergem ou levam para algum lugar, a sensação que Nona: Se Me Molham, Eu os Queimo  passa é de uma vontade de dizer muito, porém uma ausência de habilidade em saber selecionar o que entra ou não. Além disso, visualmente, os estilos de direção e montagem também se revelam sem uma lógica de construção com um propósito de narrar uma história. São vários filmes em um, sem que haja um fio condutor. Ainda que possua instantes da protagonista que podem despertar a curiosidade do espectador, eles possuem um objetivo expressivo, não são aprofundados, nem mesmo costurados.

Direção: Camila José Donoso

Elenco: Josefina Ramírez, Gigi Reyes, Eduardo Moscovis, Paula Dinamarca, Nancy Gómez

Assista ao trailer!

Pin It on Pinterest