Lobisomem na Noite

Crítica: Lobisomem na Noite

3

Lobisomem na Noite é um projeto diferenciado dentro das ambições de construção de universo compartilhado da Marvel. Ainda assim, cabe frisar, tudo aqui possui um certo grau de controle do estúdio. Trata-se do primeiro especial da Marvel no Disney Plus, criado como parte da celebração do Halloween. A obra reverencia a estética do cinema de monstros da Universal nos anos 1930 com sua fotografia em preto e branco, a performance teatralizada de parte do seu elenco e até mesmo recursos como maquiagem lembram aqueles títulos, como evidencia o visual do lobisomem título. Essa ambição estética cheia de personalidade se alia a sequências violentas nas quais os corpos são mutilados pela criatura do título. Como autoria e violência nunca foram as diretrizes da Disney para o estúdio, o resultado, claro, chama a atenção.

Podemos dizer que Lobisomem na Noite é um dos títulos mais “fora da curva” na história da Marvel. Ainda assim, nem toda ideia é exercida com total independência desse grande projeto narrativo que o estúdio sempre tem como horizonte. A violência é permitida em Lobisomem na Noite porque eles contam com uma fotografia em preto e branco que suaviza a visualidade do sangue e da carnificina. Nesse mesmo sentido, por mais que se apresente como uma pocket história isolada, existe em dado momento pontos de conexão com tudo o que foi construído pelo estúdio, ou seja, a ideia de universo expandido está presente de alguma forma também nesse especial.

Mesmo com suas concessões, não podemos afirmar que Lobisomem na Noite peca em suas ambições, pelo contrário. O grande trunfo desse projeto é justamente encontrar uma brecha no esquema pasteurizante do seu estúdio para conseguir fazer um projeto singular e que mexe um pouco com aquela sensação de “chover no molhado” que a atual fase da Marvel trouxe para o seu público.

No longa, acompanhamos os preparativos de uma cerimônia que envolve um clã de caçadores de monstros, entre eles, a filha do antigo líder do grupo. Eles se envolverão em uma disputa pelo comando do clã e acabam se deparando com o surgimento de um lobisomem à meia-noite. A história do especial é toda centrada em uma única noite com esses personagens presos nesse cenário e ameaçados pela criatura que surge.

Lobisomem na Noite

Lobisomem na Noite tem vilões superficiais, especificamente a ex-esposa do líder do grupo de caçadores, mas possui dois protagonistas interessantes que encontram um elo inesperado no desfecho, os personagens de Gael Garcia Bernal e Laura Donnelly. O especial tem senso estético apurado sem soar derivativo ou autoindulgente. É um projeto que sabe delimitar o que é da ordem da inspiração e quando deve alçar voos próprios.

Todo o resultado aqui é mérito do seu diretor Michael Giacchino. Ele fez uma passagem muito segura para outra função no processo de realização cinematográfica – estamos falando do compositor de trilhas de sucesso como as de Up: Altas Aventuras e Batman (2022). Giacchino já havia dirigido um episódio de Star Trek em 2019 e um curta em 2018, mas aqui ele tem um protagonismo mais determinante na função de diretor.

É claro que, em outro contexto, Giacchino poderia ter dado vazão a ambições maiores que emular planos dos filmes de terror clássicos da Universal ou fazer referência à gradual coloração da imagem de O Mágico de Oz. Porém, dentro dos termos propostos pela Marvel, o diretor faz um projeto que vibra na tela com momentos extasiantes, o principal deles, claro, a transformação e o ataque do lobisomem do título aos membros odiosos do clã. É tão bom que termina e o espectador fica com aquele desejo de que Giacchino poderia ter se alongado mais e ter feito desse material um longa-metragem. Melhor impressão final do que esta, o diretor não poderia ter deixado.

Direção: Michael Giacchino

Elenco: Gael García Bernal, Laura Donnelly, Harriet Sansom Harris

Assista ao trailer!