Invocação do Mal 3

Crítica: Invocação do Mal 3 – A Ordem do Demônio

3.8

Invocação do Mal 3 – A Ordem do Demônio é mais um capítulo de uma das franquias de terror de maior sucesso do momento. Focados nas histórias reais dos investigadores paranormais Ed (Patrick Wilson, Annabelle 3: De Volta Para Casa) e Lorraine Warren (Vera Farmiga, A Rebelião), este episódio fala muito sobre exorcismo e rituais satânicos como forma de invocação do demônio na vida daquelas pessoas.

A franquia por si só trouxe uma nova roupagem para um gênero que estava cansado. O espectador passou do ponto de se entreter com terror que apresenta apenas sustos de sonoplastia e pulos na cadeira. É preciso realmente incutir o medo e o pavor nas nossas mentes, pois é justamente assim que a semente da dúvida, que fica até depois da sessão terminar, se planta.

Invocação do Mal 3 não subestima a inteligência de seu espectador. O roteiro evita ficar dando explicações desnecessárias e vai logo ao objetivo de cada cena, trazendo elementos que sejam apenas necessários para compor a história como um todo. Com isso, temos diálogos sem excessos e interações muito mais efetivas e proveitosas.

Invocação do Mal 3

É interessante como eles mesclam a dinâmica da vida particular de Ed e Lorraine com o caso específico que eles estão lidando. Acompanhamos como as duas histórias vão se cruzando a medida que a teia de pavor é criada. Não espere bichos horrorosos ou demônios personificados. Este longa toca no ponto daquele medo que surge do desconhecido, da neblina de desconfiança que aparece sempre que olhamos para o breu, por exemplo.

O elenco de coadjuvantes, que varia bastante a cada filme, tem muita química com a dupla original e principal. Wilson e Farmiga dominam as cenas como ninguém, mostrando uma grande intimidade com este mundo de terror. Eles não são aqueles personagens comumente inocentes de filmes de terror, que tomam decisões extremamente questionáveis o tempo todo. O casal tem conhecimento e vai pra cima daquilo que amedronta a maioria dos personagens.

A medida que a investigação avança, temos vários elementos macabros inseridos na trama, como caveiras enterradas nas casas, pessoas e defuntos possuídos, além do surgimento de uma antagonista personificada, que é responsável pelo ritual satânico em si. A todo momento lembramos que essa é uma história real que aconteceu nos anos 1980, o que torna tudo mais pesado.

Como se a história como um todo já não fosse aterrorizante, ao final temos contato com o áudio original do exorcismo do menino, vemos fotos das pessoas reais, em comparação com a interpretação dos atores. Invocação do Mal 3 é um filme de terror de qualidade que não se limita aos sustos. Caminhamos da investigação ao ritual satânico de maneira muito bem sucedida e assertiva, mostrando vale a pena continuar investindo na franquia.

Direção: Michael Chaves

Elenco: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Ruairi O’Connor, John Noble, Ronnie Gene Blevins, Julian Hilliard

Assista ao trailer!

Pin It on Pinterest