Dona Iolanda vai para uma consulta médica e lá fica ciente de que foi considerada pelo Estado como morta. Diante desta descoberta, ela começa a tentar a reverter a situação. É sobre esta luta da protagonista em voltar para vida que trata o documentário de Pedro Gonçalves Ribeiro. Todavia, o curta-metragem O Resto é mais que isso.
Em um misto de sensibilidade, tom poético, reflexões sobre Belo Horizonte e o próprio processo de envelhecimento, a figura central da obra é tratada com pluralidade. Entre imagens de Iolanda, a revolta e incredulidade da mesma diante da sua situação e suas memórias, o Universo mostrado na tela é expandido.
Se para Minas Gerais ela está morta, Minas também está morrendo para ela. Pedaço por pedaço do lugar que conhecia está sendo substituído. O seu mundo está desaparecendo progressivamente. São dois fantasmas que envelhecem, como Pedro diz em sua narração.
E este sentimento transborda na tela, seja pelo texto na voz do diretor, pelos planos gerais, que deixam o espectador melancólico ou pelos fluxos de pensamento de Iolanda. Há uma paciência para revelar todas estas emoções. O tom sereno de Pedro, combinado com o tempestuoso de sua personagem principal incrementam as camadas do filme.
No entanto, O Resto vai além do fantasmagórico e deixa espaço para que o público se aproxime do contexto. A forma como Iolanda narra a sua desventura também é um ponto alto aqui. A impressão é de que estamos na sala da protagonista, ao lado de sua neta, em um final de tarde, ouvindo uma história impressionante – ou uma fofoca, talvez.
Trazer a explosão de Iolanda, que caminha ao lado de sua advogada, que tenta acalmá-la, também eleva a força da obra, que não deixa que ela pareça, em nenhum instante, passiva diante do seu problema. Neste jogo de complexidades, um único incômodo é uma ausência de um arremate no desfecho da sessão.
Não há também uma espécie de continuidade dada no discurso final. Desta maneira, fica uma sensação de falta de conclusão, no final das contas. Contudo, não é algo necessariamente que comprometa a sua totalidade, mas que diminui um pouco de sua potência.
Direção: Pedro Gonçalves Ribeiro