Além da Cancela

XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema: Além da Cancela

2.5

A Casa Grande e os seus privilégios, que permitem que todos os limites entre o certo e o errado sejam ultrapassados. Esta é a temática central e geral, tratada no curta-metragem Além da Cancela. Dirigido por Margarete Jesus, o filme se equilibra entre forças e fraquezas qualitativas, ficando bem na média. Ainda assim, entre acertos e erros, há na produção, pelo menos, uma sessão fluida, que faz com que o espectador se conecte com a narrativa e se importe com as personagens. 

Contudo, a maior dificuldade da produção, em cada um dos seus aspectos, é a organicidade. A artificialidade das emoções impressas no ecrã ou o didatismo para expor a argumentação do roteiro, desconecta a plateia do conteúdo exibido. Neste sentido, alguns pontos negativos se destacam, a começar pela atuação. Há aqui um traço clássico que revela a inexperiência de um elenco com potencial para o ofício, mas que ainda está verde: em silêncio, as sequências entre eles funcionam. 

Por outro lado, quando os diálogos falados surgem em Além da Cancela, principalmente aqueles com uma carga “dramática” mais intensa, há uma queda pungente da qualidade do curta. Não há nuance no colorido do texto e fica difícil levar a obra a sério nestes instantes que deveriam ser mais fortes. É por isso que apenas construção física de papel funciona, em todas as mobilidades, gestos e contemplações das personagens. 

O que não engata em momento algum é a compreensão do elenco sobre intenção de texto e dinâmica de composição de fala na contracena. Por isso, ainda que visualmente – entre recursos de mise-en-scène, trabalho de corpo dos atores e caracterização da equipe de arte – a veracidade da trama seja construída, o diálogos são a ruptura com a plateia, que se afastará do curta, porque sua qualidade técnica se reduz quando deveria se elevar.

Além disso, a direção e a fotografia deixam nítidas uma vontade de explorar planos e quadros poucas vezes. Na maioria das vezes, o público se depara com frames e situações semelhantes demais, deixando a sessão cansativa. A localização constante poderia ser resolvida pela direção, porém a elaboração da lógica do uso espacial pode ter vindo do roteiro também. O fato é que as imagens postas na tela parecem sempre as mesmas.

Nesta lógica, quando existe a tentativa da equipe de ser inventiva, falta um pouco de consciência de luz e temperatura para paralelar a criatividade com a narrativa em si. Todavia, vale destacar a química do elenco da família da personagem Anastácia. Apesar do trio possuir suas limitações técnicas, há um jogo interessante entre eles, com olhares e gestos, que fomentam as camadas de personalidade de suas personagens. É por isso que Além da Cancela é um título que, mesmo com problemas, não é sofrível.

Com uma história sobre a exploração e crimes dos brancos durante e após a escravização, a obra conta com intérpretes que se esforçam para entregar o melhor resultado possível e uma equipe que tem talentos bem semelhantes. Nitidamente há um potencial para se prestar atenção. Existe no filme uma trama bem desenhada, sabe-se e se entende bem as personagens e a jornada do herói, dentro de uma narrativa tradicional, é redonda e completa.

Direção: Margarete Jesus

Elenco: Germinia Mata de Aquino, Claudio Nyack, Davi César