Na TV, a semana será marcada pela estreia de Super 8 na Globo e pelas exibições de JFK – A história não contada e Pelos Olhos de Maisie na TV por assinatura. Contudo, há outras estreias que valem uma conferida. Veja a nossa seleção abaixo:
Holy Motors – Sexta-feira (16), Max, 22h
Desafiador, Holy Motors é o filme que marca o retorno do cineasta Leos Carax com uma excelente repercussão no Festival de Cannes em 2012 e com elogios nos circuitos por onde passou. Não é para menos, o filme segue a jornada de Monsieur Oscar que segue por Paris adotando inúmeras personalidades com muito vigor e frescor narrativo. Holy Motors é uma interessante alegoria a respeito da produção cinematográfica atual e do lugar do artista em meio a tantas transformações na indústria. Mas aviso, a experiência de assistir a esse filme não é tão linear assim, mas a é recompensadora para quem a experimenta. Denis Lavant está incrível e tão multifacetado quanto o seu protagonista e há participações intrigantes de Eva Mendes e Kylie Minogue.
Pelos Olhos de Maisie – Sábado (17), Max, 19h10min
Destaque nos cinemas brasileiros em janeiro, Pelos Olhos de Maisie já está na programação do canal Max. O longa é baseado no romance homônimo e celebrado de Henry James e conta a história de uma garotinha em conflito pela disputa dos seus pais pela sua guarda. O destaque do filme foi a atuação da pequena Onata Aprile, mas a produção conta com os nomes de Julianne Moore, Alexander Skarsgard e Steve Coogan no seu elenco.
JFK – A História não Contada – Sábado (17), HBO, 22H
Essa produção independente sobre o assassinato de John F. Kennedy sequer chegou a ser exibida nos cinemas brasileiros, foi direto para o mercado de Blu-Ray e DVD. O filme reconta o caótico dia em que o o Hospital de Parkland recebeu o presidente John Kennedy baleado na cabeça em função de um atentado sofrido por ele em um desfile aberto. Um elenco formado por Zac Efron, Marcia Gay Harden, Paul Giamatti e Billy Bob Thornton está na produção.
Nove Rainhas – Domingo para Segunda (18-19), Globo, 02h21min
Quem tiver de “bobeira” na madrugada, pode assistir ao argentino Nove Rainhas que já ganhou um remake nos EUA chamado 171 em 2005, com John C. Reilly, Diego Luna e Maggie Gyllenhaal no elenco. O argentino é protagonizado por Ricardo Darín e traz a história de dois trapaceiros envolvidos em uma negociação por selos falsificados.
Super 8 – Segunda-feira (19), Globo, 22h23min
Alardeada parceria entre Steven Spielberg (produtor) e J.J. Abrams (diretor), Super 8 é ambientado no verão de 1979 e traz como centro da sua narrativa um grupo de amigos que testemunham um acidente de trem durante a gravação de um filme que fazem com uma Super 8. O acidente é sucedido por uma série de eventos mal explicados na cidadezinha em que vivem. O filme é a junção de uma série de elementos que fizeram a carreira de Spielberg como diretor na década de 1980 e que foram sabiamente absorvidos por Abrams em uma experiência que é mais uma reverência ao produtor e diretor do que qualquer outra coisa. O elenco de garotos (e Elle Faning) valem uma conferida.
Magnólia – Terça-feira (20), TCM, 22h
Magnólia é um dos filmes mais celebrados da década de 1990. Terceiro longa do cineasta Paul Thomas Anderson, um dos mais importantes de sua geração, a produção traz a história de cidadãos de Los Angeles em meio a dramas familiares. Um guru sexual, um homem a beira da morte, um garoto prodígio e uma viciada em drogas são alguns dos protagonistas dessa trama que culmina em um final surpreendente, antológico e que até hoje repercute em milhares de teorias entre cinéfilos de todo o mundo. Anderson mais uma vez dá uma aula de roteiro e direção e seu elenco está afiadíssimo contando com interpretações marcantes de Julianne Moore, Melora Walters, John C. Reilly, William H. Macy, Philip Baker Hall, Philip Seymour Hoffman, Jason Robards e, claro, Tom Cruise em um dos melhores desempenhos da sua carreira, interpretação que lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.
O Abrigo – Quarta-feira (21), MaxPrime, 22h
Um homem do interior passa a ter visões de que um grande desastre natural pode pôr fim ao mundo e começa a ser desacreditado por todos de sua cidade. Para proteger sua família ele traça uma estratégia de sobrevivência que o conduzirá a manutenção de um abrigo no seu quintal. O filme ganhou muitos elogios no Festival de Cannes de 2011, sobretudo a performance de Michael Shannon (o General Zod de O Homem de Aço). O elenco também traz Jessica Chastain, muito bem como a esposa do protagonista. Foi a estreia do promissor cineasta Jeff Nichols (de Amor Bandido).
Um Sonho sem Limites – Quinta-feira (22), Max, 23h
Muito antes de Moulin Rouge, Os Outros e do Oscar por As Horas, e quando ainda era conhecida como a Sra. Tom Cruise, Nicole Kidman impressionou Cannes com essa comédia de humor negro dirigida por Gus Van Sant e que acabou lhe rendendo o seu primeiro Globo de Ouro. Um Sonho sem Limites é a história de Suzanne Stone, uma ambiciosa garota do tempo que faz de tudo para conseguir um espaço maior na TV, desde seduzir menores até arquitetar um plano soturno contra o seu próprio marido. Trata-se de um dos melhores – e menos conhecidos – desempenhos da atriz, que contracena com Matt Dillon e com os ainda adolescentes Casey Affleck e Joaquin Phoenix.