Essa semana, a programação da TV tem como destaque a exibição do nacional Hoje eu quero voltar sozinho pela rede Telecine. No Telecine Cult, o espanhol Branca de Neve é uma recomendação pessoal, assim como a comédia Ruby Sparks – A Namorada Perfeita, filme dos mesmos realizadores de Pequena Miss Sunshine. A programação ainda traz dois longas vencedores do Oscar de melhor filme, Os Imperdoáveis e Argo, além de Minhas Mães e Meu Pai, com Annette Bening e Julianne Moore no elenco. Confira os trailers e alguns detalhes dos filmes abaixo:
Sexta-feira (15), Telecine Cult às 00h – Branca de Neve
Hollywood já fez duas adaptações de Branca de Neve, Espelho Espelho Meu e Branca de Neve e o Caçador. No entanto, é a adaptação espanhola do conto de fadas, chamado Branca de Neve mesmo, que, disparado, ganha dessas outras versões. Ambientado no universo das touradas espanholas, o filme de Pablo Berger tem uma fotografia em preto e branco irretocável. O longa conta a mesma história original, porém adaptada para a Sevilha de 1920. Em 2012, venceu 10 prêmios Goya, a premiação cinematográfica mais popular da Espanha.
Sábado (16), TCM às 22h – Secretária
O longa Secretária trouxe os holofotes para o trabalho do cineasta Steven Shainberg, que anos mais tarde dirigiria A Pele, e para a sua protagonista Maggie Gyllenhaal, na melhor interpretação da sua carreira. Em Secretária, Gyllenhaal interpreta uma mulher recém-saída de um sanatório que passa a trabalhar como secretária para um advogado. Os dois começam a desenvolver uma relação incomum e a realizar as fantasias sexuais mais bizarras possíveis dentro do escritório. O longa ganha pelas doses discretas, ou não, de humor.
Domingo (17), TCM às 19h45min – Os Imperdoáveis
Vencedor de 4 Oscars em 1993, incluindo o prêmio de melhor filme, o longa dirigido por Clint Eastwood traz a história de um pistoleiro aposentado, vivido pelo próprio cineasta, que volta ao ofício após lhe oferecerem uma quantia em dinheiro para matar um bando que feriu uma prostituta. O longa rendeu a primeira estatueta de melhor diretor a Eastwood, a segunda foi por Menina de Ouro, e um Oscar de melhor ator coadjuvante para Gene Hackman. Ainda fazem parte do elenco do filme Morgan Freeman e Richard Harris.
Segunda-feira (18), MaxHD às 18h45min – Argo
Outro ator que conquistou um Oscar de melhor filme e que vai ter sua obra exibida na TV essa semana é Ben Affleck. Argo, longa vencedor do Oscar de melhor filme em 2013, vai ser exibido na TV a cabo. No filme, Affleck vive um especialista em operações de resgate que sugere a invenção de uma produção hollywoodiana de ficção-científica para retirar funcionários da embaixada norte-americana do Irã. O filme venceu três Oscars: melhor filme, roteiro adaptado e montagem.
Terça-feira (19), Telecine Pipoca às 22h – Hoje eu quero voltar sozinho
O longa nacional estreia esse mês na rede Telecine. Hoje eu quero voltar sozinho conta a história de um adolescente cego que conhece um outro garoto. Eles se tornam amigos e acabam descobrindo mais sobre eles mesmos e sobre suas sexualidades. O filme foi exibido nos cinemas do país no primeiro semestre e recebeu resenhas positivas de muitos veículos especializados. Nosso colunista Eduardo Francisco já falou sobre o longa em outro momento, confiram aqui.
Quarta-feira (20), Telecine Touch às 22h – Ruby Sparks: A Namorada Perfeita
Segundo projeto do casal Valerie Faris e Jonathan Dayton, a mesma dupla de Pequena Miss Sunshine, Ruby Sparks teve uma tímida passagem pelos cinemas. O filme traz a história de um jovem e precoce romancista que sofre um bloqueio criativo e começa a criar uma namorada imaginária, aquela que considera a personagem da sua vida, Ruby Sparks. O filme teve um roteiro da jovem Zoe Kazan, que vive a protagonista feminina do filme. Kazan cria uma história redondinha sobre o processo criativo e forma uma ótima dupla em cena com Paul Dano, seu namorado fora das telas. Atores como Annette Bening e Antonio Banderas fazem participações interessantes no projeto.
Quinta-feira (21), Telecine Touch às 22h – Minhas Mães e Meu Pai
O longa conta a história de duas mulheres que mantém um relacionamento há anos. Elas têm dois filhos adolescentes frutos de uma inseminação artificial de um doador anônimo. Mesmo cercados pelo carinho das mães, os dois têm a curiosidade de conhecer o pai biológico. Quando ele surge na vida da família, todas as relações daquele lar começam a ser afetadas. Minhas Mães e Meu Pai foi um longa que gerou um debate interessante sobre a forma como o casal lésbico do filme é retratado. No final das contas, o que vale mesmo na produção é acompanhar a dinâmica entre Annette Bening e Julianne Moore, duas atrizes sempre no auge da forma. Bening, por sinal, foi indicada a vários prêmios por essa interpretação, inclusive ao Oscar.