O destaque na TV essa semana não é um filme, mas a homenagem prestada pelo AFI (American Film Institute) a Jane Fonda relembrando os momentos mais marcantes da carreira da atriz em uma cerimônia que contou com as presenças de Meryl Streep, Sandra Bullock e outros atores. Além da edição de 2014 do AFI, teremos a exibição de Planeta dos Macacos – A Origem na Rede Globo às vésperas do lançamento de sua continuação no cinema, as ficções-científicas Looper – Assassinos do Futuro e Os Agentes do Destino, o drama Um Beijo Roubado e a versão de Francis Ford Coppola para Drácula. Veja o que será exibido na TV essa semana:
Sexta-feira (04/07), 20h20min, Space – Os Agentes do Destino
Baseado no conto do “papa” da ficção-científica, Philip K. Dick (Blade Runner), Os Agentes do Destino é um longa incomum para o gênero. O filme traz a história de um jovem político que se apaixona por uma bailarina. Um grupo começa a interferir na relação do casal tentando impedir que eles se apaixonem, esses homens são agentes que tem como função interferir no futuro. O filme é uma belíssima narrativa sobre o livre arbítrio e conta com uma parceria incrível entre Matt Damon e Emily Blunt. Os Agentes do Destino é o primeiro filme dirigido por George Nolfi, co-roteirista de O Ultimato Bourne, que também assina o roteiro do longa.
Sábado (05/07), às 20h, A&E – Um Beijo Roubado
Longa de abertura do Festival de Cannes em 2007, Um Beijo Roubado é o primeiro filme do chinês Wong Kar Wai nos EUA e tem a cantora Norah Jones fazendo sua estreia na telona. O filme recebeu críticas nada favoráveis na ocasião da sua estreia, mas pode ser uma jornada interessante ao contar a trajetória de uma garçonete após passar por uma desilusão amorosa. Ela conhece uma série de personagens, interpretados com muita vibração por atores como Natalie Portman, Jude Law, Rachel Weisz e David Strathairn. Não é o melhor de Wong Kar Wai, mas está longe de ser um filme desastroso.
Domingo (06/07), às 18h45min, MaxPrime – Looper: Assassinos do Futuro
Joseph Gordon-Levitt e Bruce Willis interpretam o mesmo homem em Looper – Assassinos do Futuro, um assassino que realiza viagens no tempo a serviço da máfia. Em uma das missões, o personagem descobre que teve como tarefa dar fim a sim mesmo em sua versão no futuro. É muito interessante a parceria estabelecida entre Gordon-Levitt e Willis, além da ótima interpretação de Emily Blunt como uma personagem fundamental para o desfecho da trama. O longa é dirigido e roteirizado por Rian Johnson, que daqui alguns anos dirigirá um episódio de Star Wars, aquele que virá após o filme dirigido por J. J. Abrams.
Domingo (06/07), às 22h, MGM – AFI Life Achievement Award 2014: Jane Fonda
Jane Fonda é a grande homenageada dessa edição do AFI Life Achievement Award, uma premiação anual do instituto de cinema dos EUA que faz reverência a carreira de personalidades da indústria. A cerimônia relembrará a trajetória de Fonda em filmes como Amargo Regresso, que lhe valeu o Oscar de melhor atriz, Num Lago Dourado, Como Eliminar seu Chefe, dentre outros. Estiveram na homenagem Meryl Streep, Lily Tomlin e outros atores que já trabalharam com a atriz ao longo dos anos, todos eles dando depoimentos sobre Fonda.
Segunda-feira (07/07), às 22h30min, TNT – Atração Perigosa
Segundo longa-metragem dirigido por Ben Affleck, Atração Perigosa comprova que ele é mesmo melhor atrás das câmeras do que na frente delas. Apesar de também dar vida ao protagonista dessa fita, não resta dúvidas de qual função ele exerce melhor no filme. A trama tem início quando, em uma de suas ações, um grupo de assaltantes de banco leva como refém a gerente da agência. Após a experiência, a jovem passa a sentir as consequências do trauma e torna-se visada por um dos integrantes do grupo, que, por morar próximo dela, teme que a mulher o reconheça a qualquer momento. Entra em ação o irmão dele que passa a encarregar-se da função de vigilante da moça. No entanto, ele acaba se envolvendo e se apaixonando por ela. O filme é muito bem conduzido por Affleck, que tem um elenco de peso na retaguarda formado por Rebecca Hall, Jeremy Renner (indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por esse trabalho), Jon Hamm, Blake Lively, Chris Cooper e Pete Postlethwaite em sua última contribuição para o cinema.
Terça-feira (08/07), às 23h, Cinemax – Bent
Antes de tornar-se figurinha constante na indústria após a sua surpreendente interpretação em Closer -Perto Demais, Clive Owen protagonizou esse drama de 1997 sobre um homossexual enviado ao campo de concentração nazista. No local, ele tenta esconder a sua homossexualidade usando a fita de identificação dos judeus e não a dos gays. Lá ele acaba se apaixonando por um outro prisioneiro que, por sua vez, não esconde a razão de estar naquele lugar e utiliza a identificação dos prisioneiros homossexuais abertamente. O filme é marcado por uma sólida e dedicada interpretação de Clive Owen e traz um elenco coadjuvante interessante que vai de nomes como Ian McKellen ao líder dos Rolling Stones Mick Jagger.
Quarta-feira (09/07), às 22h30min, Globo – Planeta dos Macacos: A Origem
Prequel da trilogia original iniciada em 1968, Planeta dos Macacos – A Origem mostra como o planeta Terra passou a ser governado pelos símios. No filme, um jovem cientista trabalha com macacos para descobrir a cura do mal de Alzheimer. Por um dos experimentos não ter dado certo ele é expulso do laboratório, levando consigo um dos símios. Esse animal, batizado de César, cresce com uma inteligência fora do comum e começa a chamar a atenção de terceiros que o levam forçadamente. Essa experiência faz com que cresça em César um sentimento de revolta tão grande que ele resolve liderar um grupo de macacos contra os humanos. O longa foi uma das surpresas da temporada de blockbusters de 2011 (levando-se em consideração as baixas expectativas que todos tinham com a fita) e explorou muito bem questões levantadas pelo filme de 1968.
Quinta-feira (10/07), às 22h, TCM – Drácula de Bram Stoker
Francis Ford Coppola levou para as telas talvez a versão mais fiel e primorosa do clássico do terror Drácula. O romance de Bram Stoker é cuidado com meticulosidade pelo diretor que aborda muito bem a origem do vampiro, a sua obsessão por Mina Murray, encarnação da sua amada Elizabetha, e a sua caçada pelo lendário Van Helsing. O longa tem um acabamento estético primoroso, acertando em cheio no tom, nos seus cenários, figurinos, fotografia, além de ter no elenco Gary Oldman (excepcional como o personagem título), Winona Ryder, Keanu Reeves e Anthony Hopkins.