A primeira semana de maio será marcada pela exibição de grandes títulos do cinema na televisão aberta e na TV a cabo. Tem clássicos, longas cultuados, documentarios e uma grande obra da recente filmografia nacional em exibição nos principais canais. Confira os destaques da programação dessa semana abaixo:
O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte 2 – 02/05 (sexta), TCM, a partir das 22h
Dois dos maiores clássicos do cinema serão exibidos pelo TCM em sequência nesse final de semana, as partes 1 e 2 de O Poderoso Chefão, ambos dirigidos por Francis Ford Coppola. No primeiro longa, acompanhamos a tentativa de Don Vito Corleone (Marlon Brando) de transferir todo o seu império de enriquecimento clandestino para o seu filho Michael (Al Pacino). No segundo filme da trilogia, o espectador acompanha o que Michael fez com todo o legado do pai e vemos o passado de Vito Corleone (Robert DeNiro), recém chegado da Itália nos Estados Unidos de 1920. Trata-se de uma obra que dispensa apresentações, algo que jamais se repetirá na carreira de Coppola. Somando 9 prêmios da Academia de Hollywood (3 da parte 1 e 6 da parte 2), os dois primeiros filmes da trilogia trazem desempenhos espetaculares de Al Pacino, Marlon Brando e Robert DeNiro, os dois últimos vencedores do Oscar por seus respectivos papéis.
As Virgens Suicidas – 03/05 (sábado), Telecine Cult, 22h
Ainda na família Coppola, a TV a cabo trará a oportunidade – para aqueles que ainda não viram – do público conhecer o primeiro longa metragem da filha de Francis, Sofia Coppola (Encontros e Desencontros, Bling Ring): As Virgens Suicidas. Trata-se de um dos trabalhos mais apurados da cineasta e narra a história de um grupo de cinco adolescentes criadas por uma mãe extremamente religiosa na dácada de 1970 em um bairro classe média de Michigan. As garotas acabam despertando o interesse dos meninos da região que ficam fascinados pela beleza das irmãs. Tudo começa a se transformer naquela casa quando uma das garotas comete suicídio e as demais passam a questionar a rígida criação que recebem da matriarca. Os destaques são a interpretação de Kathleen Turner como a rigorosa Sra. Lisbon e Kirsten Dunst, uma das queridinhas de Coppola (as duas trabalharam juntas em Maria Antonieta), antes dos filmes da trilogia Homem-Aranha.
Senna – 04/05, Globo, 01h
A Rede Globo exibirá o documentário inglês Senna, de Asif Kapadia, logo após o programa Altas Horas no Supercine. O filme acompanha o início de Ayrton Senna como piloto de kart e o segue até o auge da sua carreira, quando protagonizou uma rivalidade na Fórmula 1 com o francês Alain Prost. Claro que o longa também repercute a morte do piloto em 1994, durante o GP de San Marino, que aconteceu há exatos 20 anos. O documentário será exibido pela emissora no mês do vigésimo ano sem Senna no esporte. A produção venceu o prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance de 2011 e ganhou dois Baftas, prêmio máximo da indústria cinematográfica inglesa, nas categorias melhor documentário e montagem.
Ilha do Medo – 04/05 (domingo), Fox, 16h
Para muitos, um dos filmes mais deslocados da carreira de Martin Scorsese (Taxi Driver, Os Infiltrados e O Lobo de Wall Street), para outros mais um grande trabalho do diretor, que nada mais é do que um exercício de gênero e forma bem orquestrado. Particularmente, me filio ao segundo grupo. Em Ilha do Medo, Leonardo DiCaprio é um investigador atormentado pela morte da sua esposa que investiga o desaparecimento da interna de um hospital psiquiátrico localizado em uma ilha. Baseado no livro homônimo de Denis Lehane (autor que originou longas como Sobre Meninos e Lobos e Medo da Verdade), Ilha do Medo é um grande suspense com uma estupenda direção de Scorsese e uma excelente interpretação de Leonardo DiCaprio, como de praxe sempre que esses dois se juntam.
O Som ao Redor – 05/05 (segunda), Cinemax, 23h15min
O longa nacional mais aclamado pela crítica em 2012 já está em exibição na TV a cabo. O Som ao Redor, do pernambucano Klebber Mendonça Filho, conta a história dos moradores de um condomínio classe media em suas tensões psicológicas e conflitos sociais de maneira claustrofóbica e densa como poucos filmes em nossa cinematografia conseguiram retratar. Há fortes atuações do elenco, sobretudo Maeve Jenkins, que interpreta a dona de casa Bia. O Som ao Redor foi o escolhido do ano passado para representar o Brasil na candidatura a uma vaga na categoria melhor filme estrangeiro do Oscar. Não conseguiu, mas já fez muito lá for a pelo nosso cinema.
Gigantes de Aço – 05/05 (segunda), Globo, 22h25min
Longa de ação estrelado por Hugh Jackman, Gigantes de Aço fez um relativo sucesso nos cinemas em 2011. Trata-se da história de um controlador de robôs de luta que descobre ter um filho de 11 anos de idade. O garoto aos poucos conquista o coração dele e passa a ajudá-lo nas lutas já que é um ótimo jogador de video games. A premissa da história é simples, mas muito bem executada, e apoiada no forte carisma e química em cena entre Jackman e o menino Dakota Goyo.
Elizabeth – 06/05 (terça), Universal, 19h40min
A rainha Elizabeth I de Elizabeth foi o primeiro papel que rendeu a australiana Cate Blanchett, vencedora do prêmio da Academia esse ano por Blue Jasmine, uma indicação ao Oscar de melhor atriz, Aliás, era para Blanchett ter vencido a estatueta na ocasião não fosse o trator da indústria preferir a queridinha da época Gwyneth Paltrow de Shakespeare Apaixonado (sim, sejamos racionais, por mais que Fernanda Montenegro tivesse arrasadora em Central do Brasil não levaria aquele prêmio). O filme conta os primeiros anos do reinado de Elizabeth na Inglaterra e as dificuldades que enfrentou para assumir a coroa sozinha. Blanchett está estupenda no filme e conta com um elenco formado por Geoffrey Rush, Joseph Fiennes, Fanny Ardant e Vincent Cassel. Venceu o Oscar de maquiagem.
O Escritor Fantasma – 07/05 (quarta), Telecine Cult, 19h40min
Suspense dirigido por Roman Polanski (O Pianista), O Escritor Fantasma conta a história de um escritor contratado para escrever as memórias de um ex-primeiro ministro britânico que esconde estranhas conexões no passado. A maneira com que Polanski conduz essa história e cria uma atmosfera soturna é o ponto alto do filme que conta com um ótimo elenco encabeçado por Ewan McGregor e Pierce Brosnan, além de Kim Catrall e Olivia Williams, ambas em ótima forma como a amante e a esposa do ex-primeiro ministro respectivamente.
A Intérprete – 08/05 (quinta), MGM, 22h
Ultimo filme de Sidney Pollack (Entre Dois Amores), falecido em 2008, o suspense traz Nicole Kidman e Sean Penn, na época recém vencedores do Oscar por As Horas e Sobre Meninos e Lobos, respectivamente. No filme, um agente do serviço secreto norte-americano é incumbido de investigar uma intérprete da ONU sob suspeita de estar envolvida em uma conspiração que objetiva assassinar um líder de Estado africano. A Intérprete foi o primeiro filme a realizer cenas dentro da própria sede das Nações Unidas em Nova York.