A relação das pessoas com a TV e a forma de consumir conteúdo audiovisual mudou bastante na última década. Esse movimento vem sendo marcado pela ascensão das smart TVs e, nesse cenário, a Soul TV , plataforma gratuita e interativa de canais TV, marca cada vez mais presença nas residências brasileiras e no mercado mundial, presente em mais de 197 países. Lançada em julho do ano passado, já conta com 136 canais e mais de 157 mil usuários cadastrados, unindo em uma única interface possibilidades de entretenimento com canais abertos, por assinatura e pay per view (filmes, shows, eventos e cursos), combinando transmissão linear ou por vídeos on demand, bem como recursos de social TV, Live Commerce, T-Commerce e compra diretamente nos canais. Por outro lado, oferece oportunidades de negócios para os mais diversos produtores de conteúdo que sonham em viabilizar um canal de TV.
A Soul TV estabeleceu acordo operacional mundial com Samsung e LG que, juntas, detêm 90% do mercado brasileiro de TVs conectadas. Adicionalmente, é possível fazer o download da plataforma em smartphones, tanto iOS quanto Android.
Criada por Ricardo Godoy, empresário com mais de 25 anos de experiência no mercado publicitário, a Soul TV conta com um outro nome de peso, Winston Ling, empresário brasileiro e investidor da plataforma. “Tomei a criação da Soul TV como uma jornada. A televisão ainda é protagonista na casa dos consumidores. Porém, o comportamento das pessoas não é mais o mesmo de dez anos atrás. Hoje, o telespectador busca interatividade e grande diversificação de conteúdo e a Soul TV apresenta a melhor integração entre audiência, conteúdo, publicidade e consumo”, explica Godoy, CEO e Head de Inovação e Transformação Digital da plataforma.
O formato de TV gratuita da Soul TV tem por objetivo a verdadeira digitalização da TV, local e global, com muita qualidade de conteúdo e imagem. “Reunimos tudo em uma única plataforma, envolvendo o conceito e narrativa da TV convencional atrelada à lógica digital”, explica Godoy. A Soul TV é a primeira social TV do mundo ao oferecer um recurso exclusivo em que os usuários podem interagir com amigos cadastrados. Além disso, os usuários podem criar agenda com a programação desejada, além de elaborar e compartilhar playlists, recomendar conteúdo, bem como conversar por meio de mensagens e emoticons .
Uma das principais vertentes da Soul TV está ligada ao T-Commerce, ou seja, o comércio via TV. Nesse sentido, o sistema apresenta ferramentas que podem impulsionar o desenvolvimento desta tendência de forma exponencial. Por meio da interação entre televisores e celulares em apenas um clique, a plataforma funciona como um canal de marketing ao permitir vendas, além de publicidade interativa e endereçável. “A Soul TV possui um serviço completo e superior aos já existentes no mercado, constituindo nova forma de alcançar consumidores de maneira rápida, prática e 100% segura. Desta forma, empresas podem disponibilizar um market place completo, com narrativa de storyselling e estratégias de brand e-commerce. Disponibilizamos às marcas uma loja virtual operando 24 horas por dia dentro da casa dos consumidores”, explica o CEO.
TV ao alcance de todos – Entre os benefícios da Soul TV está levar conteúdo diversificado e gratuito para a população que mora afastada dos grandes centros e com dificuldades para obter sinal para assistir televisão. “Para acessar a nossa plataforma, basta contar com um sinal de internet e usufruir da nossa programação disponibilizada em mais de 136 canais”, explica Godoy. Outro diferencial é o fato de a Soul TV permitir que os canais regionais, que contavam apenas com a audiência local, tenham alcance mundial.
Conteúdo – A Soul TV se posiciona como uma plataforma democrática, abrigando canais abertos, por assinatura, pay per view e VoD. Com programação diversa, a plataforma disponibiliza canais com programas ao vivo, filmes, séries, jogos, música e reality shows, entre outros. Entre os canais que fazem parte da Soul TV estão CNN Brasil, Darkflix, UMiss, TV Amplitude, TV Aliança, TV Conquista, Canal Rural, Zinzane TV, entre outros.
Para Godoy, a Soul TV não tem concorrentes. “TVs aberta ou por assinatura, influenciadores, produtoras, publishers, empresas de todos os segmentos, clubes de futebol, associações culturais e esportivas, entre outras organizações, podem viabilizar seus canais com facilidades nunca antes disponíveis. A Soul TV é como um YouTube dos canais de TV. Por muito tempo, bons criadores de conteúdo, com ótimos projetos de programação, ficaram à margem por conta das regulamentações e alto custo para colocar de pé um canal de TV convencional. Agora, eles podem estar dentro da nossa plataforma”, finaliza.