Oscar terá nova categoria de prêmios e menor tempo de transmissão

Leonardo Dicaprio recebendo Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quarta-feira, dia 8, algumas mudanças no Oscar. A imprensa americana acredita que essas medidas visam a renovação da premiação que, apesar de ser a principal do cinema, vem perdendo ibope ano após ano.

Dentre as principais novidades, a que chama mais a atenção é a inclusão da categoria “outstanding achievement in popular film“, que em tradução livre significa “Melhor Filme Popular“. A Academia ainda não deu maiores detalhes sobre quais os requisitos para participar e ganhar nesta categoria, mas acredita-se que seja para privilegiar filmes que fazem muito sucesso no circuito comercial, mas que não são do estilo do Oscar, tradicionalmente.

Outra novidade é que a cerimônia terá um tempo fechado e reduzido em 3h (vale lembrar que a última durou quase 4h). Neste caso, algumas categorias mais secundárias serão premiadas durante os intervalos, afim de deixar mais tempo para as principais.

A última mudança é que a 92ª edição do Oscar, que acontece em 2020, será antecipada para o dia 9 de fevereiro, semanas antes do que costuma acontecer (normalmente é entre a última semana de fevereiro e a primeira de março). A cerimônia de 2019 acontece no dia 24 de fevereiro.

Oscar em constante mudança

Não é a primeira vez que a Academia promove mudanças a fim de se adequar aos novos tempos e as novidades que o mundo atual traz. Em 2009, o Oscar ampliou o número máximo de candidatos a Melhor Filme de cinco para dez.

Além disso, apesar de já ter premiado filmes de apelo popular e grandes bilheterias, como Titanic e O Senhor dos Anéis, a maior parte dos longas que concorrem tem um perfil mais modesto e nem sempre chamam a atenção do grande público.

A nova categoria entre justamente para dar espaço para esses longas, para que eles não fiquem apenas concorrendo em categorias técnicas. A Academia não divulgou, no entanto, a partir de qual edição do Oscar ela começa a valer.

 

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register