A Mulher Que Sou

Festival Olhar de Cinema: A Mulher Que Sou

3.5

Investigando as sensações e sentimentos de sua protagonista, Marta (Cássia Damasceno), A Mulher Que Sou traz um momento específico da vida desta personagem. Ela acabou de se mudar com sua filha para uma nova cidade e se ambienta nesta nova realidade. O ponto alto aqui é o fato da história geral que está sendo contada pelo filme ser, de certa maneira, o que menos importa. Marta é o foco central. Ainda que a trama colocasse outras ou mais situações, seriam as suas reações para aqueles acontecimentos o que de fato importaria para as cenas.

A câmera confirma isto através dos planos mais fechados que imprimem na tela as emoções de Marta. Um exemplo, é a sequência em que ela está no uber, a caminho de um encontro romântico e a imagem fica parada, em seu rosto, em um close, por um tempo considerável. As expressões de Damasceno são múltiplas e a atriz parece compreender o objetivo da obra. Em poucos segundos, sua face revela angústias, ansiedades e alegrias que acontecem antes de um date.

No entanto, ainda que consiga elencar esta espécie de tentativa de transformações que Marta parece desejar viver, falta que o próprio enredo contribua para isso. Após a sua instalação no hotel e a procura por uma nova casa, a produção parte para explorar o relacionamento afetivo de Marta com o corretor de imóveis (Renato Novaes). Há até uma sequência que cria a intimidade entre os dois, mas, é justamente quando parece que Marta irá se encaminhar para algum lugar que o desfecho do curta acontece.

Falta algo para fomentar a trajetória e mudanças de rumo de Marta em A Mulher Que Sou. Compreender suas motivações futuras ou evocar alguma ação mais forte poderiam ser soluções, pois a direção de Nathália Thereza (A Outra Margem) cumpre um papel importante ao traduzir estes elementos de Marta tão de perto. A interpretação de Damasceno também é consciente e presente. No entanto, há, aqui, uma questão do texto da própria Thereza, que deixou frouxo os rumos de sua criação.

Direção: Nathália Thereza

Elenco: Cássia Damasceno, Talita de Paula, Renato Novaes

Confira nossas críticas de festivais clicando aqui!

Pin It on Pinterest