Popularizado na primeira metade da década de 1980, os slashers são um subgênero do terror caracterizado por histórias de assassinos seriais perseguindo suas vítimas, normalmente, adolescentes. A maioria dos títulos desse nicho eram ambientados em acampamentos de verão, mas há variações curiosas dentro das possibilidades ofertadas pelo gênero.

Os slashers serão homenageados pela mais recente temporada de American Horror Story intitulada 1984, que estreia em 18 de setembro desse ano. Títulos como Sexta-Feira 13, Halloween e, posteriormente, na década de 1990 Pânico e Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado consagraram o gênero e seus personagens, mas vale a atenção em outras obras, que, por sinal, foram lançadas em DVD recentemente pela Versátil na coleção Slasher que já está no seu quinto volume.


Acampamento Sinistro (Sleepaway Camp, 1983)

Onde encontrar: Volume 1

Na tradição de Sexta-Feira 13, o filme acompanha um grupo de adolescentes em um acampamento de verão onde estranhos assassinatos começam a acontecer. O longa acompanha sobretudo a história da adolescente Angela, uma garota traumatizada que mal fala. A produção tem um twist no seu terceiro ato bastante original e que até hoje dá o que falar por trazer discussões raras nesse tipo de produção.


Chamas da Morte/ A Vingança de Crospy (The Burning, 1981)

Onde encontrar: Volume 1

O filme tem o roteiro e a produção dos irmãos Weinstein antes da Miramax se transformar na empresa que virou na década de 1990. Segundo relatos do diretor de efeitos visuais da produção, Tom Savini, os Weinstein tinham a ideia do filme na gaveta e foram surpreendidos com o lançamento de Sexta-Feira 13 em 1980. Também ambientado num acampamento de verão, o longa acompanhava um grupo de adolescentes aterrorizado por um antigo zelador desfigurado anos antes por um grupo de rapazes que queriam se vingar do seu comportamento perverso na supervisão das atividades.


O Pássaro Sangrento (StageFright, 1987)

Onde encontrar: Volume 1

Dirigido pelo italiano Michele Soavi, uma das crias de Dario Argento, O Pássaro Sangrento é um dos títulos mais originais do gênero ao ter no centro da sua ação um grupo de teatro vítima das ações de um assassino durante a montagem de um espetáculo. O longa é marcado por uma riqueza visual que se estende à concepção do próprio assassino da história, que usa durante toda a narrativa uma máscara de coruja.


Dia dos Namorados Macabro (My Bloody Valentine, 1981)

Onde encontrar: Volume 2

O gênero também é marcado por alguns títulos que fizeram referência a datas comemorativas como Dia dos Namorados Macabro que traz a história de uma série de assassinatos cometidos por um mineiro em uma cidadezinha em pleno dia dos namorados. Como muitos longas da época, o filme ganhou um remake em 2009.


Natal Sangrento (Silent Night, Deadly Night, 1984)

Onde encontrar: Volume 3

Lançado originalmente numa versão com cortes para suavizar as cenas de violência, Natal Sangrento é um slasher que tem como assassino um rapaz fantasiado de Papai Noel traumatizado após passar anos num orfanato depois que seus pais foram assassinados por um homem vestido como o simbólico personagem natalino. O filme parece ter uma clara intenção de desmistificar o imaginário infantil sobre o Papai Noel e isso acabou causando um certo desconforto no ano do seu lançamento comercial.


Comunhão (Alice, Sweet Alice, 1976)

Onde encontrar: Volume 4

O mais antigo slasher da nossa lista é um dos títulos seminais do gênero narrando a história de uma garota assassinada durante sua primeira comunhão com todas as suspeitas do ato direcionadas para a sua irmã. A produção traz no elenco Brooke Shields e tem um forte comentário social.


A Morte convida para Dançar (Prom Night, 1980)

Onde encontrar: Volume 5

No longa, um assassino mascarado persegue quatro jovens durante um baile de formatura no colegial. As vítimas estão vinculadas a uma brincadeira que resultou na morte de uma garota anos antes. O longa tem nomes como Leslie Nielsen e Jamie Lee Curtis, dois anos depois de estrelar Halloween de John Carpenter. O filme ganhou um remake em 2008 de mesmo título.

Pin It on Pinterest