A menos de dois meses do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), prova mais importante do ano para os estudantes que buscam ingressar na universidade, ainda há tempo de se preparar com calma para a realização da prova. Além de considerarem o tempo de estudo nas principais disciplinas cobradas, também é importante que os inscritos incluam em seu planejamento momentos de lazer e descontração para manter o equilíbrio da mente e do corpo.
Para contribuir com este momento, o Professor Ademar Caledônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, reúne dicas de filmes e séries que podem oferecer, além de um momento de distração, um bom repertório cultural de variedades para driblar as questões de atualidades e a redação. Confira abaixo alguns nomes:
- Não olhe para cima (2021): o elenco de estrelas traz nomes como Meryl Streep, Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Timothée Chalamet, e faz uma crítica social sobre o negacionismo causado pelo impacto das redes sociais, fake news e o papel da imprensa, refletindo sobre a “sociedade do espetáculo” de nossa atualidade.
- Ataque dos Cães (2021): filme vencedor de categorias do Oscar 2022, faz uma discussão em seu enredo acerca de masculinidade, contra a homofobia e repressão.
- Attica (2021): o filme relata a revolta de 1971 na Penitenciária de Attica, Estados Unidos, envolvendo detentos majoritariamente negros e latinos. A partir disso, a história envolve racismo, desafios do sistema penitenciário, abuso de autoridade, violência estrutural etc.
- Luca (2021): o longa-metragem da Disney sobre amizade aborda, de maneira leve, a diversidade, inclusão e aceitação pessoal, contando a história de Luca, um pré-adolescente que começa a experienciar a vida de maneiras diferentes.
- Merlí (2015): a série Merlí, de 40 episódios, leva o nome do protagonista, um professor de filosofia que foge dos padrões tradicionais e aborda a matéria com seus alunos de uma maneira inusitada, mas sempre tentando demonstrar a importância do pensamento filosófico, enquanto resolve questões pessoais de sua vida.
“Existem diversas maneiras de adquirir conhecimento, além das que estamos acostumados. Sentar-se numa cadeira e ler um livro durante 4 ou 5 horas talvez seja a forma tradicional, porém, pode ser cansativa e reforça o estereótipo atrelado ao verbo “estudar” de ser algo entediante. Por isso, é importante lembrarmos que assistir a um filme ou uma série também pode ser uma forma de aprender, estimulando o senso crítico e sendo extremamente efetiva. Nós, do SAS, incentivamos o uso de metodologias ativas, agregando outras dinâmicas no dia a dia escolar que estimulem os estudantes a serem protagonistas da própria aprendizagem. Uma delas propõe unir estudos com lazer e é, sem dúvidas, uma forma de gerar mais engajamento, principalmente nos jovens”, diz Ademar.
Considerando que a redação no Enem corresponde a 20% da nota final do exame, fica ainda mais claro a necessidade de os estudantes estarem antenados a novidades e tendências mundiais para terem um repertório rico em argumentos, que podem ser adquiridos com os roteiros de filmes e séries. “Durante a redação, é levado em conta a forma com que o estudante consegue relacionar os problemas sociais com argumentos sólidos. Aquele que assistiu à série Merlí, por exemplo, poderá lembrar-se com mais facilidade sobre citações de Michel Foucault e utilizá-las para embasar seu texto, garantindo mais pontos no critério ‘Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos’”, defende o professor. Para ele, saber o conteúdo técnico das disciplinas e, ainda, ter um conhecimento amplificado sobre atualidades é determinante na hora de adquirir um bom resultado no Enem e garantir a vaga em universidades.
Sobre o SAS Plataforma de Educação
SAS é uma Plataforma de Educação que, há 18 anos, oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país, como o Enem, estão há 9 anos entre as oito primeiras em aprovação no SISU.
Material fornecido pela assessoria de imprensa do SAS Plataforma de Educação