Velozes & Furiosos 9

Crítica: Velozes & Furiosos 9

3.5

Velozes & Furiosos 9 é mais um episódio desta franquia de sucesso que traz Vin Diesel no papel do famoso Dominic Toretto. É de se pensar que ao chegar no nono episódio, as histórias já estariam cansadas e mal trabalhadas. Por um lado, isso é bem verdade. Essa saga começou de um jeito completamente diferente da que está agora e definitivamente poderia ter parado lá no começo. No entanto, se o espectador abstrair alguns elementos, esta continua sendo uma ótima experiência.

Não vou focar muito aqui no roteiro, pois ele não oferece nada diferente do que estamos acostumados nos últimos longas. Um vilão que força os mocinhos a sair do lugar de conforto para travar uma batalha certamente impossível e que envolve muito tiro, carros caros e músculos sobressalentes. Dito isso, esse é mais um filme com uma cascata de mentiras absurdas e sequenciais. Velozes & Furiosos 9 não tem praticamente cena algum que revele algum compromisso com a veracidade da vida real. São muitos tiros que não atingem os mocinhos, explosões que não ferem ninguém e finalizações de embates completamente aleatórias.

Mas seria isso um problema? Acredito que não. Este filme (talvez a franquia como um todo) foca unicamente em entreter o espectador com ótimas cenas de ação e pancadaria. Com protagonistas carismáticos que facilmente geram empatia, isso não se torna uma tarefa tão difícil, mesmo que exista aqui uma preguiça por parte do roteiro em tentar amarrar mais a história. Não acredito que alguém vá assistir ao longa esperando uma grande experiência cinematográfica e, sim, diversão sem pretensão.

Velozes & Furiosos 9

Velozes & Furiosos 9 nos traz o absurdo (ou seria mesmo?) de colocar o espaço sideral na jogada e com um carro! Sim, essa cena é completamente péssima e sensacional. São tantas mentiras escrachadas que o espectador começa a deixar de se preocupar com isso e focar nos duelos. Toretto continua completamente absoluto em qualquer cena, não sendo páreo para ninguém. Neste longa, temos mais de sua história, a relação com o pai que morreu e com o irmão com quem não fala há anos.

Ainda temos elementos dos últimos filmes, como as vilãs interpretadas por Charlize Theron (Casal Improvável) e Helen Miren (A Grande Mentira), pontuando rápidas e eficientes participações. Personagens do passado também são ressuscitados e a dinâmica funciona até bem, mesmo que fosse desnecessária.

Não espere um grande filme de Velozes & Furiosos 9, pois ele é ruim. Mas é um ruim extremamente eficiente em oferecer entretenimento ao espectador e é justamente isso que esperamos. É por esse motivo que esta franquia segue sendo o meu grande guilty pleasure.

Direção: Justin Lin

Elenco: Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, John Cena, Ludacris, Nathalie Emmanuel, Charlize Theron, Sung Kang, Helen Mirren

Assista ao trailer!

Pin It on Pinterest