Noite Infeliz

Crítica: Noite Infeliz

3.5

O ideário sobre a figura do Papai Noel já foi subvertido diversas vezes no cinema. De cara, a gente pode lembrar de Papai Noel às Avessas de 2003 que trazia Billy Bob Thornton como um vigarista disfarçado do bom velhinho, rendendo cenas que contrariam a esperada boa conduta de Noel. Noite Infeliz brinca um pouco com a noção que temos do Papai Noel para apresentá-lo ao público como um autêntico protagonista de filme de ação, sendo um longa que consegue propor muito bem uma abordagem irônica aos valores cristãos pregados na data sem afastar o otimismo e o feel good que um exemplar do gênero costuma legar às plateias.

A comédia de ação dirigida por Tommy Wirkola (de Zumbis na Neve, Onde está Segunda? e João e Maria: Caçadores de Bruxas) investe pesado no teor violento das suas cenas, na brutalidade da sua ação, mas não esquece de contemplar toda sorte de motes temáticos que costumamos ver em filmes natalinos. A diferença é que Noite Infeliz consegue encontrar um equilíbrio nas “doses de açúcar” dos filmes de Natal ao conduzir de forma orgânica e gradual suas emoções. A família apresentada no longa não é aquela do comercial de margarina, na verdade, ninguém se suporta na casa dos ricaços Lightstone, e Noel também não é aquela figura bondosa e paciente, na verdade, ele se encontra bastante cansado de todo o rito de entregar presentes no Natal. Contudo, quando eles se deparam com o perigo representado pela gangue liderada pelo personagem de John Leguizamo, esses personagens passam a cooperar em um plano de ação e todos se reconectam com os valores natalinos, inclusive Noel.

Noite Infeliz

Noite Infeliz trata esse ideário natalino com um certo cinismo, mas não chega a ser um filme anti-Natal, o que faz dele um trabalho ainda mais interessante e bem-sucedido nessa leva atual de longas com a temática. Noite Infeliz transforma o Papai Noel em uma espécie de John McClane, personagem de Bruce Willis em Duro de Matar. Na pele do personagem, David Harbour, mais conhecido por seu trabalho na série Stranger Things, se dedica à fisicalidade do trabalho, mas faz tudo de forma bastante crível, conferindo até mesmo uma certa falibilidade no desempenho do seu personagem nas lutas – inclusive, o Noel “enferrujado” para a briga chega a apanhar bastante dos bandidos. O Noel do filme não é um homem comum disfarçado do personagem, mas a própria figura mágica do Natal, que, no longa, assumiu um posto de guerreiro, porém tudo parece ter ficado em um passado distante que vem à tona justamente com os eventos do filme. Assim, o Papai Noel de Noite Infeliz é uma espécie de brucutu rabugento de coração mole. Nesse contexto, David Harbour nunca deixa de perder a simpatia do público e, consequentemente, a adesão deste com a sua jornada de reencontro com sua própria essência e sua reconexão com o sentido do Natal. .

O filme de Tommy Wirkola também soa como uma versão Esqueceram de Mim para maiores de 18 anos na medida em que a garota Trudy, interpretada por Leah Brady, tem uma grande importância nos planos de Noel de eliminar o grupo de criminosos que fazem a família dela refém. Inclusive, a personagem cita o filme de Chris Columbus e claramente se inspira nos planos de Kevin (Macaulay Culkin) para se livrar da dupla Harry (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern), já que, assim como eles, a gangue do bandido interpretado por John Leguizamo viola a residência de sua família no Natal. A diferença é que em Noite Infeliz há um teor a mais de sadismo e violência gráfica do que em Esqueceram de Mim, claro.

Noite Infeliz é um filme inusitado para o Natal, recorrendo de maneira interessante às marcas das histórias dessa época. O longa ironiza o espírito natalino e os ritos da festa, mas não a ponto de ser um panfleto contra o Natal, pelo contrário, o celebra o tempo inteiro na sua comédia de ação repleta de inspirações. Bem-sucedido nessas frentes, o longa ainda traz no protagonismo a figura simpática, humana e letal do Noel de David Harbour, um ator que “cai como uma luva” no propósito do projeto de contemplar violência e ternura em um bom entretenimento para a temporada de festas de final de ano.

Direção: Tommy Wirkola

Elenco: David Harbour, John Leguizamo, Alex Hassell, Alexis Louder, Beverly D’Angelo, Edi Patterson, Cam Gigandet, Brendan Fletcher

Assista ao trailer!