Nardjes

Crítica: Nardjes

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Em Nardjes, Karim Aïnouz explicita o momento presente da Argélia pelos olhos da jovem ativista Nardjes A. enquanto ela participa de uma massiva manifestação contra o governo atual do país. A situação retratada pelo cineasta e narrada por sua protagonista é de grande decepção pelas promessas descumpridas pós-independência por figuras que replicaram as lógicas opressoras dos colonizadores franceses do país. Com isso, Aïnouz e sua protagonista Nardjes dimensionam em imagens e palavras, respectivamente, os ciclos da história do país e lançam expectativas sobre o futuro, sejam elas incertas ou esperançosas.

Em uma primeira vista, Nardjes aparenta ser um registro “passivo” do cineasta sobre a experiência dessa ativista na manifestação da qual é participante ativa. Em um primeiro momento, a câmera de Aïnouz observa mais do que intervém de alguma forma nos eventos, ainda que esteticamente o filme procure simbologias que engrandecem plasticamente a experiência cinematográfica, como a gradual aquisição das cores da bandeira da Argélia que “pintam” um registro aéreo da multidão na manifestação logo no início do documentário.

Nardjes

Aïnouz encontra as grandes temáticas da sua obra na conclusão de Nardjes quando através da narração da própria protagonista reflete sobre as diferentes experiências de gerações argelinas com governos opressores – no caso, os pais e avós de Nardjes com os colonizadores e a protagonista com os atuais governantes da Argélia. No fim das contas, o documentário acaba contando a experiência de uma juventude em um contexto social que convoca incessantemente o espírito de luta na sua população e como tudo isso rouba anos da vida das pessoas. Ao mesmo tempo em que temos contato com o esgotamento psicológico daqueles personagens, o ativismo surge como postura inevitável para qualquer cidadão minimamente consciente de sua realidade, dimensionando como é difícil viver em países marcados por um histórico de violência a democracia.

Infelizmente, quando Nardjes ganha o seu grande mote, o filme está perto do seu desfecho. A sensação é que Aïnouz fez o filme no modo “vou fazer os meus registros e ao longo dessa jornada descobrirei sobre o que esse filme é”. Nesse sentido, o filme adota a linha narrativa do seu próprio processo de realização. É uma proposta válida e há recompensas ao longo da projeção, sobretudo no desfecho, mas tem uma certa dificuldade para “mostrar a que veio”.

Direção: Karim Aïnouz

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