Já está em cartaz, em Salvador, o documentário Meu Amigo Fela. O novo filme de Joel Zito Araújo (A Negação do Brasil) conta a trajetória de militância, as polêmicas e lutas do músico nigeriano Fela Kiti. Através de entrevistas com companheiros de luta e de vida, a produção mescla depoimentos com imagens de arquivo, fotos e diversas obras do artista.

O destaque do longa está na maneira como Araújo vai revelando os traços sobre a carreira e a personalidade de Fela. A personagem colocada na tela é vista de forma complexa e não planificada, possuindo traços positivos e negativos, humanizando ele em seus triunfos e momentos mais obscuros. Os contrapontos de opiniões nas entrevistas sobre alguns acontecimentos também fazem emergir as multiplicidades de interpretações e pontos de vista que narrativas podem conter.

Outro aspecto pontuável é a maneira como os ídolos de Kuti vão sendo revelados e retratados. Os trechos dos discursos sendo citados direta e indiretamente acrescentam a compreensão de quem foi se tornando o Fela, como as suas inspirações de leitura e de ideologia reverberam diretamente em seu trabalho, que foi ficando cada vez mais político.

Meu Amigo Fela

No entanto, os recursos utilizados pela direção para poder contar a história de Fela Kuti acabam ficando um tanto repetidos e isto causa uma sensação de que a projeção está se arrastando. O espectador talvez se sinta em um ciclo, no qual existem escolhas de marcação de estilo, mas também de reiterações. As escolhas do diretor pela utilização de pessoas que conheciam o Fela poderiam também ser misturadas com indivíduos mais distanciados, como pesquisadores e historiadores, o que poderia modificar um pouco a dinâmica da condução da obra.

Contudo, este elemento não compromete a totalidade de Meu Amigo Fela, que consegue passar em 1h30 os pontos mais marcantes de Fela Kuti, como ele foi se descobrindo e sendo descoberto pelo mundo, com a delicadeza e nostalgia dos entrevistados, que relatam com cuidado as histórias, ainda que as mesmas sejam dolorosas.

Direção: Joel Zito Araújo

Confira o trailer:

Documentário conferido durante o XV Panorama Internacional Coisa de Cinema

AVALIAÇÃO
4.0Deixe a sua também!
Votação do leitor 0 Votos

Pin It on Pinterest