Imagens que transmitem sons. Basicamente, este é o estudo da protagonista de Fendas. Catarina (Roberta Rangel) é professora universitária e possui um novo experimento, que é o foco de sua vida. Contudo, este fator é apenas uma espécie de pano de fundo para revelar as angústias, incertezas e necessidades dela. Durante a projeção, o espectador pode ter a impressão de que encontrará dentro da narrativa qual o caminho a trama irá seguir. No entanto, a investigação do que é inicialmente proposto nunca vai adiante.

Dirigido e roteirizado* por Carlos Segundo (Subcutâneo), a questão central do longa que interfere na fruição são as pontas soltas que ele vai deixando. O jogo entre tédio e tensões é claro e parece ser a realidade da protagonista. No entanto, não há uma habilidade para o desenvolvimento desta dinâmica. As situações são colocadas apenas para causar efeito instantâneo. Sem afetar aparente a vida de Catarina, que parece quase chegar a alcançar emoções, mas que também estão diluídas nas mudanças constantes de situação.

Fendas

As incertezas sobre o plot tornam a exibição cansativa. Isto porque se há a vontade de colocar pensamentos e sentimentos de uma única pessoa na tela, é preciso dar-lhe preenchimento, do contrário, ela será vazia. Este fator deixa o texto artificial, como uma grande reflexão simulada para demonstrar alguma inteligência ou profundidade, mas que não vai além da superfície, como é o caso de sua relação de mentora  com o aluno, os problemas do passado com a família, a greve, o português com quem ela troca e-mails etc.

No entanto, em questão de técnica existe uma qualidade apontável. Para Catarina, “luz é tudo”. O filme trabalha a luminosidade intensa, ao lado de momentos de escuridão ou temperaturas mais melancólicas e frias versus quentes (azul x laranja) para revelar os momentos que a protagonista está passando. A feitura disto é sutil, o que quebra um pouco o tom pretensioso do restante da obra.

Direção: Carlos Segundo

Elenco: Roberta Rangel, Juliana Nazar, Ruston Gabriel

Assista ao trailer!

Fendas – Trailer [fic_80min_2019] from carlos segundo on Vimeo.

*Escrito juntamente com Michelle Ferret

AVALIAÇÃO
2.0Deixe a sua também!
Votação do leitor 0 Votos

Pin It on Pinterest