Ambulância - Um Dia de Crime

Crítica: Ambulância – Um Dia de Crime

2.5

Filme de perseguição é um gênero à parte que tende a agradar vários tipos de espectadores. Isso porque tem tensão, ação, explosão, perigo. Tudo isso junto em uma sequência que, normalmente, não deixa a gente nem piscar. Ambulância – Um Dia de Crime tem todo o prognóstico positivo neste sentido, mas comete alguns tropeços desnecessários no meio do caminho.

Will Sharp (Yahya Abdul-Mateen II, A Lenda de Candyman) é um ex-militar que luta para manter as contas de casa pagas em meio ao desemprego. Com a doença de sua mulher, que acabou de ter um bebê, ele se desespera com as contas de hospital e decide recorrer ao irmão, Danny (Jake Gyllenhaal, Homem-Aranha: Longe de Casa), que é criminoso profissional que rouba bancos. Will acaba se metendo em uma complicada trama ao participar de um assalto de mais de 30 milhões de dólares.

Existem vários ganchos que poderiam ser melhor explorados no filme, como é o caso da motivação que leva o protagonista a tomar os caminhos errados. É sabido que os EUA tem um péssimo sistema de saúde e que as pessoas lutam para pagar contas e muitas morrem sem tratamento adequado, já que eles não possuem acesso gratuito. No entanto, o roteiro decide não se aprofundar nisso e ignora o tema a maior parte do tempo.

O que mais incomoda, no entanto, é a direção megalomaníaca de Michael Bay (Transformers – O Último Cavaleiro). Não satisfeito em ter um filme de perseguição, que por si só já traz elementos de tensão e chamada de atenção do espectador, ele resolve fazer usos aleatórios de câmera, que vão mergulhando sem rumo na cena, dando cambalhotas, parecendo uma montanha-russa. Isso seria justificável se o roteiro acompanhasse a ideia. Mas neste caso de Ambulância – Um Dia de Crime, é apenas perturbador e cansativo. É como se ele quisesse mostrar, o tempo todo: “Olha como eu tenho um filme de alto orçamento”.

Ambulância - Um Dia de Crime

Dinheiro esse que poderia ter sido aplicado, por exemplo, num afinamento do roteiro, que deixa muitos elementos sem conexão. Um policial que é operado com uma tesoura e sem anestesia dentro da ambulância em movimento e simplesmente acorda lúcido na sequência, ou a falta de justificativa que leva os carros policiais a não fecharem o cerco em diversos momentos. É como se o enredo duvidasse da capacidade do público de entender certas dinâmicas.

O elenco, por sua vez, é um dos elementos que salva o longa. Bem alinhado e com boas performances, conseguem nos manter atentos a todo momento e realmente ansiosos para entender o que vai acontecer em seguida. Eiza Gonzalez (Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw) entra como terceiro elemento, a mocinha na questão. Ela vira refém dos dois irmãos pois é a paramédica que está na ambulância com o policial baleado. As interações do trio e suas partes é bem orgânica.

Por sinal, manter a tensão constante é algo que Ambulância – Um Dia de Crime consegue fazer muito bem. Ele seria muito mais bem-sucedido se simplesmente focasse na perseguição como ápice da trama e tecesse algumas complementações ao redor disso. A ideia é ótima, mas a execução deixa a desejar. Ainda assim, vale como algum entretenimento.

Direção: Michael Bay

Elenco: Jake Gyllenhaal , Yahya Abdul-Mateen II , Eiza Gonzalez, Garret Dillahunt, Keir O’Donnell, Jackson White, Cedric Sanders,
Colin Woodell

Assista ao trailer!