Nesta quinta-feira (14) estreia o filmaço A Grande Aposta, de Adam McKay (O Âncora). Com algumas indicações e vitórias nesta temporada de prêmios de 2016, o longa conta a história de alguns empresários de Wall Street que previram a crise imobiliária dos Estados Unidos, antes de toda a população. O elenco é composto por nomes bem conhecidos como Brad Pitt, Steve Carell, Ryan Gosling, Christian Bale, Melissa Leo e Maria Tomei. A crítica do filme já foi publicada no site, leia aqui.
Pensando no clima de Wall Street, o Coisa de Cinéfilo preparou um top 5 de longas que tratam desse universo tenso, cruel e de lógica própria que é o mercado financeiro:
#05. Wall Street – O Dinheiro nunca Dorme (2010)
Continuação de Wall Street – Poder e Cobiça, o filme traz novamente Gordon Gekkon (Michael Douglas) , porém ele agora tem o objetivo de fazer do seu futuro genro um parceiro de negócios para retomar o seu lugar em Wall Street. Também dirigido por Oliver Stone, o mesmo diretor do primeiro filme, o longa consegue manter o clima do original e ainda tem a participação de Charlie Sheen, reprisando seu papel da primeira película.
#04. A Fogueira de Vaidades (1990)
Baseado no romance de Tom Wolfe, o filme tem o enredo voltado para a personagem Sherman McCoy (Tom Hanks), um empresário de sucesso em Wall Street, que vê sua vida mudar após alguns deslizes em sua vida. Dirigido por Brian de Palma, o longa vale ser conferido por mostrar o avesso do sucesso, um caminho inverso dentro do mundo dos negócios.
# 03. Psicopata Americano (2000)
Também estrelado por Christian Bale. Só que a narrativa segue por um rumo bem diferente daquele de A Grande Aposta, ao invés de tratar sobre as finanças, o longa, dirigido por Mary Harron (Big Love), é um suspense sobre o yuppie nova iorquino Patrick Bateman. O rapaz é um jovem empresário, aparentemente comum, mas com um segredo, ele é um psicopata. Além da interpretação de Bale, o filme vale pelo roteiro intrigante, que apesar de perder o fôlego em seu desfecho, causa algumas tensões no público.
# 02. Wall Street – Poder e Cobiça (1987)
Filme básico em qualquer lista cinematográfica sobre o tema, o longa narra a trajetória de Buddy Fox (Charlie Sheen) dentro do mundo dos negócios e sua gana em conhecer seu ídolo Gordon Gekko (Michael Douglas), um bem-sucedido empresário de Wall Street. Dirigido por Oliver Stone, a narrativa vale por ser um clássico, por ter um elenco afinado, por conseguir impactar e ter deixado frases icônicas como “O dinheiro nunca dorme”, palavras que entrariam no título da continuação da película.
# 01. O Lobo de Wall Street (2013)
Dirigido por Martin Scorsese, o filme é uma adaptação do livro homônimo que conta a história de Jordan Belfort, um empresário fraudulento de Wall Street que se vê no caminho da fortuna através de seus golpes. O longa vale a pena por diversos motivos: o roteiro, de Terence Winter (Família Soprano), mescla tensão e momentos cômicos; a dupla Leonardo DiCaprio e Jonah Hill é impagável; e a direção de Scorsese está na medida, ainda que não seja seu melhor trabalho.