Não indicado ao SAG Awards ou ao Globo de Ouro, Sniper Americano pode fazer o jogo virar a seu favor às vésperas do anúncio dos indicados ao Oscar, que ocorrerá no dia 15 de janeiro. O filme que só estreou nos EUA em dezembro, foi um dos indicados do prêmio do Sindicato dos Produtores de Hollywood anunciado nesta segunda-feira(05). Junto com ele, outros filmes que aparentemente corriam por fora surgiram na lista para deixar a disputa na temporada de prêmios um pouco mais acirrada do que o cenário anterior previa com o favoritismo de Boyhood – Da Infância à Juventude, Birdman e, nas últimas semanas, Selma, que, por sinal, ficou de fora da lista do sindicato. As outras “surpresas” em questão foram O Abutre e Whiplash, filmes que também vêm ganhando força nos últimos meses.
Assim como acontece com o prêmio do sindicato dos atores, o SAG Awards, a lista de indicados ao prêmio do Sindicato dos Produtores costuma ser um forte balizador para a sua respectiva categoria no Oscar, melhor filme.
Confira abaixo os filmes indicados a melhor filme do ano pelos produtores:
Sniper Americano
Birdman
Boyhood: Da Infância à Juventude
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
Garota Exemplar
O Grande Hotel Budapeste
O Jogo da Imitação
O Abutre
A Teoria de Tudo
Whiplash: Em busca da Perfeição
Aproveitando o ensejo o Sindicato dos Diretores de Arte também divulgaram os seus favoritos, que também podem estar no Oscar na mesma categoria. Porém, nessa premiação há uma divisão entre filmes de época, contemporâneos e fantasias, o que não ocorre no Oscar. Os indicados foram:
Filme de época:
Vício Inerente
O Grande Hotel Budapeste
O Jogo da Imitação
A Teoria de Tudo
Invencível
Fantasia:
Capitão América 2: Soldado Invernal
Planeta dos Macacos: O Confronto
Guardiões da Galáxia
Caminhos da Floresta
Interestelar
Contemporâneos:
Sniper Americano
Birdman
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
Garota Exemplar
O Abutre