Mal o mundo do cinema conseguiu assimilar a perda recente de Robin Williams e a informação sobre a morte da veterana Lauren Bacall foi confirmada pelos principais veículos norte-americanos. Segundo o Entertainment Weekly, a atriz sofreu um AVC nessa terça-feira (12) dentro de casa, nos EUA.
A atriz ficou conhecida em Hollywood por seu ar insolente, suas transgressões na vida pessoal e por sua voz rouca, grave e sexy. Talvez por isso Bacall tenha sido conhecida por ser uma das preferidas do gênero “noir”, marcado por roteiros policiais protagonizados por detetives cínicos e mulheres misteriosas e por uma fotografia de alto contraste entre o preto e o branco. Assim Bacall surgiu para Hollywood aos 19 anos em Uma Aventura na Martinica, dirigido pelo lendário Howard Hawks, no qual contracenava com Humphery Bogart. Aliás, Uma Aventura na Martinica foi a primeira de muitas parcerias entre a atriz e Bogart, as demais foram Paixões em Fúria, À Beira do Abismo e Prisioneiro do Passado .
Bogart e Bacall acabaram se casando em 1945, um ano depois do lançamento do primeiro filme da dupla. Na época, ela tinha 20 anos e ele 45. Bogart faleceu em 1957, vítima de um câncer, deixando Bacall sozinha com seus dois filhos, frutos desse relacionamento, Stephen e Leslie. Na década de 1960, a atriz casou-se com o ator Jason Robards, falecido em 2000, com quem teve seu terceiro filho, o ator Sam Robards.
Lauren ainda protagonizou a comédia Como Agarrar um Milionário, ao lado de Marilyn Monroe; Assassinato no Expresso Oriente, de Sidney Lumet, Prêt-à-Porter, de Robert Altman; e, recentemente, Reencarnação, de Jonathan Glazer, e Dogville, de Lars Von Trier, ambos ao lado de Nicole Kidman.
A atriz ganhou dois Tonys (prêmio máximo do teatro), um por sua interpretação em Applause e outro por Woman of the Year. Apesar de ser um dos grandes ícones do cinema norte-americano, Lauren Bacall nunca ganhou um Oscar e só foi indicada em uma única ocasião, no ano de 1997 como melhor atriz coadjuvante em O Espelho tem Duas Faces, protagonizado por Barbra Streisand e Jeff Bridges. Em 2009, a Academia concedeu um prêmio honorário pela carreira de Bacall.
Agora, Bacall junta-se aos grandes lá em cima.
Abaixo, assista um tributo do canal TCM a atriz, narrado pelo ator Kelsey Grammer:
Bacall recebendo o Oscar honorário: