Ministério da Cultura escolhe Que horas ela volta? para representar o Brasil no Oscar 2016

regina-case-e-michel-joelsas-em-cena-de-que-horas-ela-volta-1421924986955_956x500

Já foi batido o martelo! O Ministério da Cultura escolheu o longa Que horas ela volta?  de Anna Muylaert para representar o Brasil na campanha de “melhor filme estrangeiro” no Oscar 2016.

A recepção do filme fora do país já indicava que ele seria a escolha da comissão responsável pela decisão, mas faltava a palavra final do próprio MinC, que já foi responsável por algumas escolhas questionáveis no passado (como escolher O Ano em que meus pais saíram de férias no lugar do badalado Tropa de Elite).

Muita gente pode estar cética quanto a entrada do filme no Oscar pois faz muitos anos que o Brasil não participa da festa com um longa-metragem (a última vez foram as 4 indicações recebidas por Cidade de Deus no Oscar de 2004). No entanto, é preciso salientar que fazia anos que não víamos uma campanha tão favorável a um filme brasileiro no Oscar. Alguns dos veículos mais importantes dos EUA são só elogios ao filme de Muylaert, coisa que não aconteceu com longas de grande repercussão aqui no país e também foram escolhidos como representantes brasileiros nas premiações, os casos de Tropa de Elite 2O Som ao Redor e Hoje eu quero voltar sozinho.

Até chegar a tão sonhada indicação de melhor filme estrangeiro, Que horas ela volta? passará por uma peneira que escolherá dez pré-candidatos no final desse ano, dai sim a Academia anuncia no início de 2016 os seus cinco escolhidos junto com as demais categorias do Oscar.

Falaremos ainda muito sobre esse filme por aqui. Fiquem ligados!