Especial Oscar 2018 – TOP 5

Neste domingo, 04, acontece a premiação mais esperada do cinema. O Oscar será transmitido no Brasil às 22h, no canal fechado TNT. Na TV aberta, o espectador pode conferir o prêmio pela Rede Globo, logo depois da exibição de seu reality show Big Brother Brasil. Em clima de festa, os cinéfilos fazem suas listas e correm para os cinemas, streamings e downloads para assistir todos aos indicados.

Contudo, com a correria do cotidiano, nem todos possuem o privilégio de assistir aos 44 longas listados pela Academia. Por esta razão, diversas dicas aparecem em sites e redes sociais. Porém, algumas das melhores projeções aparecem em menos categorias e são deixadas de lado. Pensando nisso, o Coisa de Cinéfilo traz agora um top 5 com os Melhores Filmes do Oscar 2018! Confiram!

5. Uma Mulher Fantástica – Dirigido por Sebástian Lelio (Disobedience), o longa chileno narra a história de Marina (Daniela Veja), mulher trans que vê sua vida mudar após torna-se viúva. Em meio aos caos proporcionado pela família do falecido parceiro, ela luta para manter-se digna até o final da projeção. Indicado a Melhor Filme Estrangeiro, o filme está nesta lista por contar com sutileza uma trajetória cheia de momentos fortes e intensos. A protagonista também é um elemento chave de qualidade da obra, principalmente por sua postura corporal em cena. Veja demonstra habilidade ao criar uma progressão dramática em seu corpo. Uma Mulher fantástica discute um tema extremamente importante e com habilidade técnica. Ele habita a lista do Oscar deste e merece cada minuto do seu tempo!

4. Visages, villages – Indicado na categoria Melhor Documentário, Visages, villages é um filme que emociona com sua delicadeza e doçura e pode tocar bastante os espectadores mais sensíveis. A cineasta Agnés Varda e o fotógrafo JR embarcam em uma aventura pela França! Dentro de um caminhão que captura imagens enormes, eles conhecem histórias curiosas ou cotidianas de moradores de pequenas cidades. Depois de conversar com eles, os artistas batem fotos dos entrevistados e produzem murais. A amizade da dupla protagonista, os casos contados pelos fotografados e as paisagens campestres belamente filmadas, põem o longa no quarto lugar desta lista!

3. Eu, Tonya – Baseado na história real da patinadora Tonya Harding, o longa Eu, Tonya está indicado em três categorias do Oscar 2018: Melhor Atriz (Margot Robbie), Melhor Atriz Coadjuvante (Allison Janney) e Melhor Montagem. Apesar da Academia dar algumas bolas foras, a projeção consegue fazer um trabalha muito bom em tudo que foi indicado. Dirigido por Craig Gillespie (Garota Ideal), o filme também se destaca por sua trilha sonora e um roteiro com diálogos bem afiados e amarrados.

2. Sem Amor – Com um roteiro tenso e bem construído em sua progressão dramática, o russo Sem Amor pode trazer angústia e reflexão para o espectador. Questionando as relações familiares e amorosas, o filme cresce também por utilizar as temperaturas na tela próxima das emoções das personagens, ficando cada vez mais fria durante a projeção e acompanhando coerentemente a direção de arte e os figurinos que marcam a sensação de abandono, desespero e melancolia que o longa deseja passar. Inclusive, a fotografia e a direção são pontos altos do filme que está indicado a Melhor Filme Estrangeiro.

1. Projeto Flórida – Ocupando a primeira posição está o filme mais bacana de toda a lista do Oscar 2018!! Projeto Flórida conta com o carisma e uma interpretação orgânica e fluída da atriz mirim Brooklynn Prince, uma garota que parece ter consciência do que é necessário se levar para uma cena: tonicidade, entendimento do texto e simpatia. Além da jovem, há Williem Dafoe que imprime na tela toda a complexidade de um homem comum e honesto, o que lhe rendeu a indicação de Melhor Ator Coadjuvante, a única para o longa! Injustiças à parte, outro ponto alto da exibição é a direção de Sean Baker (Tangerine) a direção de arte de arte de Stephonik Youth (Snowbird). A estética das edificações, roupas e gestuais das personagens com poucos recursos financeiros, em contraponto com a ideia de sonho e fantasia dos parques da Disney colocam uma lente de aumento em questões da sociedade como: o que é considerado como prioridade pelas pessoas, a figura da mãe, a infância, o que seria o sucesso e o cuidado? As reflexões e como elas são postas na tela tornam este o número um deste top 5 e uma super dica para a sua semana!

 

Enoe Lopes Pontes57 Posts

Do blockbuster ao chamado cult, estou aqui para observar o cenário do cinema e das séries. Cinéfila desde os seis anos de idade, o vício permanece. Até hoje. Até sempre.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register