Downton Abbey 2 – Uma Nova Era chega aos cinemas para aplacar o coração dos fãs mais fervorosos que sentem falta do universo da aclamada série (inclusive eu mesma). Então é importante deixar logo claro que este é um filme com pouco compromisso com o público geral, já que o foco maior é nos fãs que já conhecem a história e os personagens. Dentro deste âmbito, ele é muito bem sucedido.
Depois da passagem da Rainha da Inglaterra por Downton, a família agora lida com uma herança inesperada que surgiu para Violet, de um romance que ela teve no passado. Enquanto isso, a medida que a família atravessa por algumas dificuldades financeiras, eles resolvem aceitar a proposta de um estúdio que quer gravar um filme no local, aproveitando toda o luxo e imponência. É claro que família e empregados vão ficar completamente sem rumo com a mudança repentina na rotina.
O roteiro apresenta alguns pontos importante da evolução dos personagens. Mary lida com um casamento afastado onde o marido tem mais tempo para os carros do que para ela. Ainda assim, segue na firmeza desta união em prol do nome da família, algo que lhe é visivelmente custoso. Edith tenta retomar a carreira de jornalista depois de ter tido o segundo filho. Tom está recém casado construindo um novo lar para sua família. As dinâmicas são variadas e seguem o cerne da série, que não possuía tantos rompantes ou plot twists, já que o foco sempre foi no dia a dia dos personagens.
Ainda que saibamos que esse é um filme criado unicamente por conta do sucesso do anterior, eles conseguiram fazer de uma forma que a história case perfeitamente e não pareça criada do nada. Existe continuidade e sentido em tudo ali. Algo esperado já que Julian Fellowes, responsável pela criação da série original, é também quem assina o roteiro aqui.
Retornar à Downton, com toda a sua imponência, trajes impecáveis e maneirismos é algo que realmente encanta o espectador mais fanático. A trilha sonora casa perfeitamente com a fotografia e o figurino, nos lembrando do quanto a série foi incrível. O fato de todo o elenco original topar essas empreitadas é também um detalhe importante, já que são muitos personagens e mesmo os coadjuvantes tem sua relevância e momento de destaque.
No final do filme, temos um desfecho honroso, esperado e necessário a uma das personagens. Nada menos do que toda a sua história até ali, nos fazendo enxugar lágrimas de um saudosismo que já vai ficando. Tudo feito de uma maneira leve para combinar com a aura de fim de tarde de verão que o filme tem.
Ainda que Downton Abbey 2 – Uma Nova Era seja um longa criado completamente para os seus fãs, não há nada que o desmereça por isso. Ao contrário, o eleva ao patamar de sustentar o sucesso e aclamação que foi a série. Se você assistiu, com certeza vai adorar o filme.
Direção: Simon Curtis
Elenco: Hugh Bonneville, Michelle Dockery, Elizabeth McGovern, Maggie Smith, Jim Carter, Penelope Wilton, Imelda Staunton, Tuppence Middleton
Assista ao trailer!