Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

Crítica: Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

3.5

Com o sucesso comercial e de crítica das incursões de Turma da Mônica em live action, não demoraria muito para que as histórias de Chico Bento ganhassem uma versão para as telas. Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa de Fernando Fraiha estreia nos cinemas de todo o país com a missão de retratar a inocência da infância no interior que é típica das aventuras do menino caipira criado por Maurício de Sousa e consegue o feito de transpor para as telas de forma precisa o universo criado pelo quadrinista que fez parte da vida de muitos brasileiros.

Em Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa acompanhamos uma aventura do personagem interpretado aqui com carisma transbordante por Isaac Amendoim. Chico Bento quer evitar que a goiabeira plantada nas terras do Nhô Lau, papel de Luis Lobianco, seja destruída por um projeto de urbanização de intenções duvidosas. Para evitar a ação, Chico contará com a ajuda de grandes amigos, como Zé Lelé e Rosinha.

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa é um filme leve e divertido feito para o público infantil, mas que também resgata a memória afetiva do público adulto pelas histórias rurais de Maurício de Sousa. Fraiha capta a inocência dessa infância vivida no interior do país a partir de um roteiro simples e sensível que é defendido por um ótimo elenco.

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

A equipe do longa acertou ao escolher o garoto Isaac Amendoim para viver Chico Bento. Amendoim lida com o personagem de forma espontânea, algo fundamental para um protagonista com a popularidade e o apelo de Chico Bento. Ao lado do menino estão Pedro Dantas como o companheiro de aventuras de Chico, o Zé Lelé; Enzo Henrique como o grande rival de Chico Bento, o mimado Genezinho; e Anna Julia Dias, também muito bem como Rosinha. Além disso, podemos destacar ótimas participações no elenco adulto, a começar por Luis Lobianco como o Nhô Lau e Guga Coelho como o pai do protagonista.

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa segue os acertos do ótimo trabalho de adaptação das histórias de Maurício de Sousa para o cinema – a exceção, claro, de Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo de 2024. Com  Chico Bento, Fernando Fraiha mantém o acerto das produções da Turma da Mônica ao primar pela qualidade estética, narrativa e por uma escalação irrepreensível de jovens atores para viver personagens extremamente populares – um desafio enorme cumprido de forma certeira até aqui pelas equipes responsáveis por este universo em live action.

Direção: Fernando Fraiha

Elenco: Isaac Amendoim, Pedro Dantas, Anna Julia Dias

Assista ao trailer!