Câncer com Ascendente em Virgem preenche uma lacuna infelizmente poucas vezes ocupada pelo cinema nacional. O longa dirigido por Rosane Svartman (autora de telenovelas da Rede Globo como Vai na Fé, Bom Sucesso e Totalmente Demais) e co-roteirizado por Suzana Pires, intérprete da protagonista dessa história, é o denominado “filme médio”, aquele tipo de obra que não tem pretensões de corresponder às expectativas dos nichos de apreciação dos festivais, deseja ser uma popular, mas não subestima a plateia, enquadrando-se como um entretenimento para adultos calibrado por boas atuações e um desenvolvimento sensível do seu roteiro.
O roteiro de Câncer com Ascendente em Virgem é escrito a seis mãos (Suzana Pires, Martha Mendonça e Pedro Reinato) e buscou inspiração no blog “Estou com câncer, e daí?”, no qual a autora Clélia Bessa falava honestamente sobre suas sessões de quimioterapia e todas as questões existenciais que surgiram do seu diagnóstico de câncer. O filme é protagonizado por Suzana Pires, que vive Clara, uma professora de matemática em ótimo momento na sua carreira depois que passou a ter êxito no YouTube com um canal voltado para a educação. Quando recebe o diagnóstico do câncer de mama, Clara passa a contar com uma rede de apoio de amigos e familiares que a fazem enfrentar a doença e ter uma outra visão sobre o que de fato é importante na vida.
Apesar de inicialmente atravancar a relação do espectador com o filme com um certo apego que tem a alguns clichês das comédias, incluindo piadas bobas, Câncer com Ascendente em Virgem encontra suas virtudes na forma como seus roteiristas abordam a doença que transforma a vida da sua protagonista. O longa dirigido sem firulas técnicas, mas direto no protagonismo das suas emoções, tem uma abordagem certeira ao equilibrar um approach “pé no chão” e leveza, tornando a jornada de Clara crível, mas repleta de humor, afeto e otimismo nada “Poliana moça”, trazendo para o filme um tom motivacional que jamais cai no discurso oco de sentimentos artificiais e sensacionalistas.
Parte do sucesso dessa mensagem deve ser creditado às ótimas atrizes que compõem esse elenco, a começar pela protagonista. Suzana Pires traz uma força impressionante para o drama de Clara ao mesmo tempo em que humaniza essa personagem, reforçando como a experiência da professora de matemática com o câncer é muito mais profunda do que o temor pela morte, passando para a consciência sobre como ela, de agora em diante, deve lidar com as questões da vida. Ao lado de Pires estão Marieta Severo, que comove e personifica o amparo maternal com Leda, e a jovem Nathália Costa. Juntas, as três atrizes compõem um clã familiar feminino interessante que sublinha outro valor que o filme deseja transmitir ao longo da projeção, a importância da sororidade diante do câncer de mama. Há momentos singelos e comoventes compartilhados por essas três atrizes de gerações tão distintas de mulheres e isso é muito bonito de ver em cena.
Câncer com Ascendente em Virgem não é um filme que gabarita tudo aquilo que é necessário para tornar uma experiência cinematográfica plena em suas virtudes técnicas e artísticas. A comédia dramática de Rosane Svartman é marcada por alguns cacoetes de especial televisivo (as piadas que parecem anacrônicas e movimentos simplistas do roteiro). Entretanto, o longa tem uma força inegável quando tudo é concentrado na força das suas atrizes principais, em especial Suzana Pires que se dedica bastante e consegue uma interpretação repleta de facetas, deixando comprovada a versatilidade dramática da atriz e a profundidade com a qual ela aborda sua protagonista nesse longa. É o tipo de produção que, independente das suas faltas, irá gerar identificação e sensibilizará o público de forma muito orgânica porque ele é muito honesto e eficiente na forma como conduz sua narrativa nesse intento.
Obs.: O longa inclui em uma cena e nos seus créditos finais uma canção interpretada por Preta Gil, o que adiciona mais uma camada de emoção à experiência.
Direção: Rosane Svartman
Elenco: Suzana Pires, Marieta Severo, Nathália Costa
Assista ao trailer!