A Primeira Profecia

Crítica: A Primeira Profecia

3.5

No cenário em que O Exorcista: O Devoto foi um dos títulos de terror mais decepcionantes de 2023, o resultado positivo de A Primeira Profecia é a grande surpresa de 2024. O longa retoma outra franquia bastante celebrada do gênero, A Profecia, cujo primeiro filme lançado em 1976 sob a direção de Richard Donner gerou continuações e remakes ao longo dos anos.

A Primeira Profecia é uma prequela e narra eventos que antecederam os fatos abordados no filme de 1976 ao trazer as origens e o nascimento do garoto Damien, o anticristo adotado pelo casal de americanos vividos outrora por Gregory Peck e Lee Remick. Em A Primeira Profecia acompanhamos a chegada da noviça Margaret a um convento em Roma para iniciar sua trajetória religiosa. Nos primeiros dias da sua estadia, Margaret é surpreendida por estranhos acontecimentos no local, todos eles vinculados a uma jovem nascida no convento e mantida sob vigilância pelas freiras em virtude do seu comportamento arredio.

A diretora Arkasha Stevenson, mais conhecida pelo seu trabalho na televisão com séries como Vingança sabor Cereja e Legião, faz um trabalho extraordinário de profundo conhecimento das engrenagens do gênero terror. Apoiada por um roteiro de sua co-autoria que desenvolve de maneira consistente a mitologia em torno do anticristo e toda uma trama conspiratória envolvendo a Igreja Católica e sua predisposição a usar o medo como forma de manter a instituição viva e relevante para seus fiéis, Stevenson faz um ótimo trabalho na construção de uma cenário de “gelar a espinha” da sua protagonista e do público. A Primeira Profecia mantém o espectador atento a tudo o que acontece no filme e surpreende o público com o desenrolar dos seus eventos e com as imagens que corajosamente exibe para um contexto do audiovisual estadunidense cada vez mais tendente a assepsia.

A Primeira Profecia

Conforme mergulha nas tramoias engendradas pelos seus superiores, o cardeal interpretado por Bill Nighy e a madre superiora vivida por Sonia Braga, ambos ótimos e com grande destaque, a protagonista Margaret percorre um arco interessante de amadurecimento. Arkasha Stevenson realiza uma condução impecável, seja nos momentos em que deve ser sutil e não revelar muito para o espectador, seja nas passagens nas quais A Primeira Profecia flerta com o gore. Impossível, por exemplo, esquecer duas cenas de parto presentes na história, ambas apavorantes e de prender o fôlego.

Existe em A Primeira Profecia um eco da geração da década de 1970, daquilo que aqueles diretores imprimiam a essas histórias e que elevou o status do horror. É evidente que em cada decisão artística de Stevenson ela “conversa” com trabalhos marcantes da década, como é o caso do próprio A Profecia, O Exosrcista e, uma década antes, O Bebê de Rosemary. A Primeira Profecia tem uma coragem em abraçar o gênero, em explorar as nuances sociológicas das suas histórias e o potencial imagético do horror. Isso está presente na trilha sonora, no uso da luz e da sombra, na forma como o filme representa figuras demoníacas etc. Quem celebra essa filmografia, certamente se sentirá contemplado por esse longa.

A Primeira Profecia é prova de como Hollywood pode explorar suas principais marcas preocupando-se com a qualidade nessas empreitadas, não é algo muito difícil. A direção bem aplicada de Arkasha Stevenson nesse longa reverencia o clássico e toda uma base do cinema de horror faz A Primeira Profecia aproveitando os melhores elementos dessa geração e utilizá-los de forma criativa, mas também sabe seguir os seus próprios caminhos, criando uma obra revigorante para quem gosta do gênero. Há boas lições a serem aprendidas com o resultado de A Primeira Profecia e Hollywood deveria tomar nota para que casos como este sejam mais frequentes do que desastres da proporção de O Exorcista: O Devoto.

Direção: Arkasha Stevenson

Elenco: Nell Tiger Free, Bill Nighy, Sônia Braga

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