Existem alguns elementos bem sagazes em Festa Para Duas. Um deles é como o título vai, progressivamente, fazendo sentido para o público. Para realizar tal intento, o curta-metragem aposta nas relações entre as personagens principais. Neta e avó se acolhem e vão deixando claro em seus diálogos como, na realidade, a importância real da história não é a festa e sim a parceira entre a dupla central.
Neste sentido, os diálogos não ficam expositivos, ainda que muitos detalhes do passado sejam verbalmente convocados. A troca entre Alana (Maria Beatriz Braga) e sua avó poderia subestimar o espectador, sobretudo por ser um filme infanto-juvenil. Todavia, elas estabelecem o tom do filme juntas. As falas com dados do passado são colocados através de perguntas, enquanto as duas praticam ações físicas (movimentações).
Ao mesmo tempo, a instalação do conflito principal ocorre de forma brusca e sem uma gradação. A ansiedade de Alana soa artificial, o que acaba contaminando a construção de seu relacionamento com a namorada. A sequência das duas não tem organicidade. As nuances anteriormente construídas se esvaem na ausência de ritmo. Com a velocidade acelerada é difícil acreditar nos sentimentos de Alana e na preocupação de sua parceira com ela.
Em termos de direção, fotografia e montagem são observáveis alguns pontos. Primeiro, a decupagem apresneta poucos movimentos de câmera e os cortes são mais secos, com quadros mais rápidos, que trazem a sensação de jovialidade para tela. No entanto, as luzes chapadas e a constância dos enquadramentos médios deixam uma impressão de que o curta poderia ser mais do que está sendo apresentado. A dinâmica de Alana com sua avó funciona, pois as atrizes conduzem bem a contracena e geram uma simpatia no público, mas era preciso mais para o enredo se sustentar.
A história em si é simples, mas fofa. Alana vai fazer 15 anos e sua avó quer fazer uma festona, mas no mesmo dia tem um evento do fandom de Alana que ela quer sediar. O que falta para a obra é um zelo maior com o visual, técnico-formal do cinema mesmo. Fica complexo avaliar cenografia, por exemplo, por conta dos trabalhos da direção geral e de fotografia. É por isso que Festa Para Duas é divertido, porém peca por ser visualmente desinteressante e por não saber sustentar o seu próprio clímax.
Direção: Mariana Polidoro
Elenco: Maria Beatriz Braga, Vanda Ferreira, Maria Antônia de Assis
Acesse nossas notícias de Festivais clicando aqui!