Hoje Eu Só Volto Amanhã

28º Cine PE: Hoje Eu Só Volto Amanhã

5

Quando se trabalha com audiovisual, a missão de encontrar algo que te deixe com a boca aberta é quase impossível. Todavia, esse feito pareceu um tanto fácil para Hoje Eu Só Volto Amanhã. Dirigido, escrito e produzido pelo pernambucano Diego Lacerda, a animação consegue capturar a alma do carnaval de seu Estado, quiçá do país inteiro.

É pela identificação que os carnavalescos na plateia irão se conectar imediatamente com o curta-metragem. Todos os elementos da festa estão ali: suor, multidão, encontros e desencontros, bebida e outros entorpecentes, beijos e muita música. Mas, o público geral também pode se sentir encantado com a produção.

Isto vem justamente por conta de uma estratégia básica criada pela equipe da obra. Utilizando diferentes tipos de traços de desenho, cada POV (ponto de vista) revela o olhar de uma personagem – seja da protagonista, seus amigos ou até mesmo um cachorro que participa do Carnaval sem querer.

A decupagem e a fotografia de Hoje Eu Só Volto Amanhã fomentam estas sensações vivas e presentes na tela. As temperaturas e tamanhos de enquadramentos não apenas imprimem com mais nitidez às emoções das personagens, como expõem a geografia de Olinda. Esta característica impressiona porque tanto as mudanças do estilo de animação, dos POVs e da escolha de retratar o carnaval, poderiam gerar um resultado caótico.

Contudo, Diego demostra estar consciente sobre sua concepção. A trama é redonda, com uma jornada fechada do papel principal. Além disso, a “viagem” causada pela ingestão de substâncias ilícitas ajuda na elaboração deste imaginário confuso do Carnaval, mas com demarcações espaciais, com estabelecimentos conhecidos na região.

Desta maneira, Hoje Eu Só Volto Amanhã é um filme irretocável que, em seus doze minutos, ilustra a vida carnavalesca de Pernambuco. É em seu primor imagético e narrativo que seu sucesso é garantido. Com uma direção que sabe movimentar a câmera para revelar um caos organizado que Diego Lacerda produz um curta que convoca o sensorial e o estético em uma perfeita combinação!

Direção: Diego Lacerda

Elenco: Ana Priscila, David Pericles, Júlio Pereira, Elizabeth Gomes

Acesse nossas notícias de Festivais clicando aqui!