Emocionado

28º Cine PE: Emocionado

2

Se por um lado Emocionado é um curta-metragem divertido e jovial, por outro, a obra é irregular, por apresentar erros crassos técnicos, principalmente em termos de atuação e roteiro. Utilizando recursos visuais coloridos e uma premissa que gera empatia, a obra fala de algo universal: a desilusão amorosa.

Apostando em uma linguagem bem contemporânea, com os termos vistos em redes sociais – crush, gamer, emocionado, entre outros -, é nessa estratégia de colocar a produção com ares coloquiais dos jovens que o texto se complica. Os diálogos saem artificiais e ingênuos, dificultando o trabalho de um elenco verde.

As contracenas e intenções das falas não são orgânicas e deixam difícil a fruição do curta, porque o espectador não consegue estabelecer o pacto com o que está sendo exibido. O reforço em explicar terminologias e expor reiteradamente a trama também afrouxam os aspectos qualitativos de Emocionado. Ainda neste sentido, os intérpretes tentam soar cotidianos, porém quanto mais tentam, mais a plateia é lembrada que eles são atores.

Não há um tônus corporal para cena sendo elaborado ou a própria construção de personagem. Simplesmente, são corpos cotidianos, com vozes não aquecidas e/ou com noção de técnicas de voz e gestuais sujos. Provavelmente, são não-atores ou atores bastante inexperientes. Não que a participação de não profissionais da área seja certeza de erro, mas aqui essa característica salta da tela.

Em termos de enredo, a história é redonda e cíclica, o que é importante, pois seu conteúdo é amarrado. Este fator revela que Pedro Melo, roteirista e diretor, tinha, pelo menos, consciência do que queria contar. E com uma equipe tão enxuta e de aparente início de carreira, há uma criatividade que vale a pena ser destacada e, por isso, que pode, de toda forma, agradar o público geral. 

Desta maneira, Emocionado é um material insólito, mas que revela o potencial de jovens pernambucanos. Há uma ausência de compreensão mais profunda sobre a técnica cinematográfica, porém há aparente paixão pelo audiovisual, que imprime na tela certa emoção.

Direção: Pedro Melo

Elenco: Thalis Italo, Mariana Castel

Acesse nossas notícias de Festivais clicando aqui!