À La Vie à L'amor 

27º Festival Regard: À La Vie à L’amor 

2.5

Como já revela o título, À La Vie à L’amor é um curta-metragem sobre amor. Esta informação fica nítida para os espectadores, desde o início da projeção, porque o Cesar (Lex Garcia), o protagonista da produção, passa boa parte da história filmando pessoas e as perguntando: o que é amor incondicional? Dentro deste universo existem dois pontos aqui, um positivo e um negativo. 

De um lado, através da atuação da personagem principal, que questiona transeuntes ao seu redor de forma tão amável, pode gerar uma sensação de empatia no público, o que constrói um laço com o enredo e o que ela está mostrando em tela. Do outro lado, o curta não consegue criar um arco narrativo de Cesar e é turvo. É como se um distanciamento com ele fosse criado e o tema geral ganhasse mais espaço do que o próprio arco de Cesar.

O tempo gasto com as filmagens feitas por Cesar não deixa que o enredo foque nos sentimentos e nas relações dele com aqueles que o cercam. A impressão que a obra passa é que, tanto na concepção do roteiro quanto na direção, há ausência de pensar este material como um filme redondo e completo. O que existe aqui, na realidade, é mais uma introdução da trama do que algo com início, meio e fim. 

Na realidade, não é necessário que exista uma linearidade e o cumprimento de uma lógica do cinema tradicional, porém há uma lógica tradicionalista dentro deste trabalho. Sendo assim, não parece intencional construir uma narrativa com lacunas. Há um gasto de tempo extenso nesta caminhada de Cesar e seus entrevistados, mas não é possível encontrar um desenvolvimento da sua personalidade, quem ele é dentro do término de seu relacionamento e como é ele como um todo. 

O público tem pistas, quando uma das amigas de Cesar briga com ele, como se o rapaz estivesse sempre repetindo um comportamento. Mas, que comportamento é este? Quem Cesar é? Qual é o foco da obra? Qual é a trama de fato? Essas perguntas ficam soltas no ar.

Desta maneira, À La Vie à L’amor pode ganhar a atenção de quem assiste pelo carisma do ator principal, porém a sua história geral é um tanto incipiente e rasa. Por isso, são quinze minutos que escorrem na mão da equipe, que não aproveita o potencial total do conteúdo que tinham nas mãos. Ainda assim, por ter pouca duração e até ser simpático, conferi-lo não é uma experiência totalmente desagradável. 

Direção: Emilie Mannering

Elenco: Lex Garcia Eloïsa Cervantes,Mimo Magri

Assista ao trailer!