• Sobre
  • Equipe
  • Parceiros
  • Contato
  • Faça Parte
  • Mais +
    • Mídia Kit
  • Início
  • Notícias

    Notícias

    See All
    14º Olhar de Cinema

    14º Festival Olhar de Cinema revela produções selecionadas

    28º CINE PE: Entrevista com realizadores do curta-metragem Zagêro

    Festival Olhar de Cinema

    Festival Olhar de Cinema abre inscrições para todo Brasil

  • Críticas

    Críticas

    See All
    Hurry Up Tomorrow - Além dos Holofotes (2025)

    Crítica: Hurry Up Tomorrow – Além dos Holofotes

    Premonição 6: Laços de Sangue (2025)

    Crítica: Premonição 6 – Laços de Sangue

    Thunderbolts* (2025)

    Crítica: Thunderbolts

  • Especiais

    Especiais

    See All
    Hurry Up Tomorrow - Além dos Holofotes (2025)

    Crítica: Hurry Up Tomorrow – Além dos Holofotes

    Photographer: Massimiliano Rocchi

    Melancolia, distopia e traições são temas de Tria, curta-metragem exibido em festival na Bulgária

    John Wick 4: Baba Yaga

    Especial: Pontos Altos e Baixo de John Wick 4: Baba Yaga

    • Lista
    • Perfil
    • Catálogo
  • Trailers

    Trailers

    See All

    Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie aparecem no primeiro teaser de ‘O Escândalo’

    Top Gun: Maverick ganha primeiro trailer. Confira!

    Paramount lança segundo trailer do live-action de Dora e a Cidade Perdida

  • Premiações

    Premiações

    See All
    globo de ouro

    Confira a lista de indicados ao Globo de Ouro 2023!

    Oscar 2022

    Confira os ganhadores do Oscar 2022!

    Oscar 2022

    Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2022!

  • Festivais

    Festivais

    See All
    O Mediador

    XX Panorama Internacional Coisa de Cinema: O Mediador

    A Bahia Me Fez Assim

    XX Panorama Internacional Coisa de Cinema: A Bahia Me Fez Assim

    O Deserto de Akin

    XX Panorama Internacional Coisa de Cinema: O Deserto de Akin

Encontro Marcado

Dica do Dia: Encontro Marcado (Netflix)

Marcela Gelinski·18/06/2020
CatálogoDestaquesEspeciaisNetflix
·Nenhum comentário·3 minuto de leitura

Tem filmes que conversam com nossa alma, como se eles se conectassem com pontos específicos das nossas necessidades ou memórias afetivas. Encontro Marcado (1998) se encaixa justamente nesta categoria. Era um dos filmes favoritos de meu avô, a quem devo toda a minha paixão pelo cinema. Lembro que assisti quando era pequena (na época de seu lançamento eu tinha apenas 8 anos), mas naturalmente não absorvi os detalhes. Revendo aos quase 30 anos, vejo que meu avô tinha suas razões em adorar este longa.

Meet Joe Black (título original) conta a história de Bill Parrish (Anthony Hopkins, Dois Papas), um magnata da comunicação que está prestes a fazer 65 anos e terá uma grande festa promovida pelas filhas. Ele começa a ouvir vozes que ficam sussurrando palavras soltas no seu ouvido. Até que finalmente encontra com Joe Black (Brad Pitt, Era uma Vez em… Hollywood), que é ninguém menos que a Morte. Ele chega afirmando que está ali para levá-lo mas, como pretende conhecer os hábitos dos humanos, propõe retardar esta partida se o bilionário tornar estas “férias” interessantes e instrutivas.

A partir daí, se inicia uma longa trama de construção da relação entre os dois personagens, detalhada e cuidadosa. Bill é extremamente apegado às filhas, Susan (Claire Forlani, A Cinco Passos de Você) e Allison (Marcia Gay Harden, Na Natureza Selvagem). A primeira é médica e favorita do pai, enquanto a segunda se dedica à família e convoca sempre a atenção paterna. Susan está prestes a casar com um dos braços direitos do pai e sente que a vida a está empurrando em direções. Ao conhecer um jovem numa cafeteria, tem um súbito envolvimento que vai mudar a sua vida.

À medida que o longa vai se desenvolvendo e caracterizando seus personagens, o espectador vai se envolvendo em uma trama de relacionamentos e questionamentos sobre o que de fato é importante na vida. A Morte parece muito interessada em conhecer a rotina dos humanos, enquanto esses parecem focar mais na ambição do que nas pequenas e importantes coisas. O filme trilha sem pressa este caminho. Sim, são 3h de duração para um filme de drama com romance, mas posso te afirmar que cada minuto é válido. Talvez a minha preferência por temáticas monótonas interfira nesta opinião? Sim. Mas acredito que o tempo alongado não chega a incomodar.

Encontro Marcado

Pontuado com momentos de humor, o roteiro tem uma preocupação maior de fazer o espectador sentir todas as emoções que são experienciadas pelos personagens. Tudo isso é graciosamente beneficiado por uma trilha sonora incrível performada pelo compositor Thomas Newman, que teve destaque em vários longas, como Perfume de Mulher. Dito isso, os leitores mais vorazes do Coisa de Cinéfilo já devem notar o quanto a trilha sonora é importante para mim. Encontro Marcado brilha neste quesito e vocês entenderão o motivo ao assistir ao longa.

Assistimos a desconstrução do propósito da Morte, que acaba se apaixonando perdidamente por Susan, dando início a uma grande paixão e todas as suas problemáticas. O envolvimento deles é bem construído e cuidadoso. Aliás, a excelente construção dos coadjuvantes contribui muito para o destaque das histórias principais. É o caso do ótimo Quince, vivido por Jeffrey Tambor (A Morte de Stalin).

Com um elenco fantástico e afiado, as composições dos personagens parecem muito naturais. A eminência da morte e o fácil convívio com ela mesma pondera a percepção de importância das pequenas coisas, como os abraços de filhos, desfrutar de seu prato favorito e ouvir uma boa música. O fim parece pouco surpreendente por um lado, mas acalenta ao público de outro. É emocionante e intenso. Talvez um pouco apelativo com sua grandiosidade? Sim. Mas Encontro Marcado como um todo é assim e não vejo isso como demérito e sim, uma característica. Assista e se apaixone!

Direção: Martin Brest
Elenco: Brad Pitt, Anthony Hopkins, Claire Forlani, Marcia Gay Harden, Jake Weber, Jeffrey Tambor, June Squibb

Assista ao trailer!

Anthony HopkinsBrad PittClaire ForlaniCríticaDica do DiaEncontro MarcadoFilmeJake WeberJeffrey TamborJune SquibbMarcia Gay HardenMartin BrestNetflix

Artigo AnteriorEspecial: Um Filme de Terror em Cada Streaming
Próximo ArtigoGlobo de Ouro 2021 também é adiado por conta do coronavírus
Marcela Gelinski
Editora

Jornalista e cinéfila desde que assistiu Titanic sete vezes no cinema, aos 7 anos. Completamente encantada pela sétima arte, apaixonada por drama monótono e comédia romântica, mas foge de terror porque fica três dias sem dormir direito. Não sabe quem rouba mais seu coração, Meryl Streep ou Julia Roberts; Keanu Reeves ou Robert Pattinson. Ama ver filme repetido e já gravou todas as falas de Um Lugar Chamado Notting Hill.

Posts Relacionados

Thunderbolts* (2025)

Crítica: Thunderbolts

CríticasDestaques
O Mediador

XX Panorama Internacional Coisa de Cinema: O Mediador

CríticasDestaquesFestivais
Pecadores

Crítica: Pecadores

CríticasDestaquesEstreias
  • Contato
  • Faça Parte
  • Privacidade
  • Termos
© 2014-2020 Coisa de Cinéfilo. Todos os Direitos Reservados.
  • Início
  • Notícias
  • Críticas
  • Especiais
    • Lista
    • Perfil
    • Catálogo
  • Trailers
  • Premiações
  • Mais
    • Sobre
    • Equipe
    • Parceiros
    • Mídia Kit
    • Contato
    • Faça Parte
    Type to search or hit ESC to close
    Ver todos os resultados