Morre o diretor e ator Richard Attenborough

135604908_446391c

Mais um nome importante do cinema nos deixa em 2014. O diretor e ator Richard Attenborough, vencedor do Oscar de 1983 de melhor filme e direção por Gandhi, faleceu nesse domingo (24) de causa natural. O anúncio foi feito pelo filho de Attenborough em entrevista a rede de televisão britânica BBC.

Attenborough era inglês e começou a ganhar fama com seu trabalho como ator nos palcos da Inglaterra. Aos poucos, Richard Attenborough começou a se envolver nos bastidores da sua profissão a frente de organismos como o British Film Institute e o The Royal Academy of Dramatic Arts.

A carreira de realizador cinematográfico começou em 1969 com Oh! Que Bela Guerra!. No entanto, os trabalhos mais conhecidos de Attenborough atrás das câmeras foram Um Grito de Liberdade, com Denzel Washington, as cinebiografias de duas das figuras mais importantes do século passado, Chaplin, que trazia Robert Downey Jr. vivendo o personagem título, e Gandhi, como já dito, vencedor do Oscar de melhor filme em 1983.

Como ator, Attenborough ficou conhecido por viver John Hammond, o criador do parque temático com dinossauros em Jurassic Park, de Steven Spielberg. O ator ainda teve papeis de destaque em filmes como Elizabeth, protagonizado por Cate Blanchett, e Fugindo do Inferno, filme de 1963 com Steve McQueen.

Attenborough tinha 90 anos. Do casamento com a atriz Sheila Sim, ele deixa três filhos, todos artistas.

Abaixo, veja alguns momentos marcantes da carreira de Richard Atteborough:

Vivendo John Hammond em Jurassic Park

Recebendo o Oscar por Gandhi

 

Wanderley Teixeira418 Posts

Pesquisador, jornalista e crítico de cinema, fã do Paul Thomas Anderson e também da Nicole Kidman, leitor esporádico de HQs de super-heróis e consumidor voraz de qualquer tipo de besteira colecionável.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register