Um Caroço de Abacate

27º Festival Regard: Um Caroço de Abacate

3.5

Pessoas LGBTQIAP+ passam a vida inteira lutando contra a opressão vinda da sociedade e no momento de lazer, de consumir produtos midiáticos e culturais, encontram finais trágicos para personagens que fazem parte da sua comunidade. O que fazer então para mudar a realidade, pelo menos dentro da arte?

Ocupar os espaços de produção parece a resposta imediata, urgente e mais eficaz para que as representações sejam mais justas, honestas e humanas. O diretor e roteirista Ary Zara mostra toda a sua consciência deste fato, em um curta-metragem afetuoso e habilidoso. Ao trazer Larissa (Gaya Medeiros) para o protagonismo, Zara entrega para o espectador uma história de encontro, de poder pessoal e desejo pelo amor.

Mas, Zara faz isso sem ilusões, há um pé firme, que caminha para frente, porém sem esquecer da ternura que a comunidade Queer, principalmente as pessoas trans, precisam receber dentro e fora da ficção. No entanto, Um Caroço de Abacate não fica apenas – e isso já seria o suficiente, que fique nítido – na mudança de rumos em termos de representação e representatividade de pessoas transgênero na ficção.

Há um roteiro que convoca um envolvimento progressivo com duas personagens de vivências, experiências e realidades opostas. Larissa e Cláudio (Ivo Canelas) são figuras típicas de comédias românticas clichês. Ambos contém personalidades que entram em conflito, mas que se deparam com um magnetismo que os atraem, que os aproximam, a ponto de se envolverem de forma quase profunda, durante toda a narrativa.

Zara parece estar ciente de que usa marcas do subgênero romcom e o faz sem medo, porque é justamente uma reparação histórica que o diretor e roteirista quer colocar na tela. Ainda que a trama seja previsível, em termos de filmes de romance, ao mesmo tempo, os enlaces e desenlaces do enredo não são óbvios, justamente pelo fato de que mulheres trans não possuem agência de seu próprio destino na maior parte do que pode ser encontrado em produções mundiais.

Neste jogo entre o clássico/clichê e o novo/empoderado que a plateia pode se encantar com toda a segurança, destreza e carisma de Larissa. Boa parte deste resultado vem da atuação de Gaya que, em seu primeiro papel, imprime em seu texto tons orgânicos para um texto que poderia soar, muitas vezes, artificial. A organicidade de Gaya em cena se alastra pela sua forma de construir Larissa, através de seu corpo. É um corpo fluido e certeiro, porque ela sabe usar a sua tonicidade, juntamente com algo que soa espontâneo ao se movimentar, o que dá esta sensação de proximidade com a sua personagem.

A dinâmica de Gaya com Ivo, em Um Caroço de Abacate, também funciona e mesmo que este homem seja uma típica figura de sua classe (branco, europeu, “hétero”, cis), o espectador pode vir a shippar o casal, porque o jogo de cena entre os intérpretes aumenta a conexão do par. São nos olhares entre os dois, nas pausas, nos silêncios, nas aproximações físicas e nos distanciamentos, que é possível sentir a emoção e toda a descoberta que esse encontro improvável gera.

Dentro deste universo, talvez, tenha faltado apenas um desfecho mais amarrado. Ao se encaminhar para o terceiro ato, o curta começa a ser repetitivo e para de desenvolver as camadas das personalidades de Larissa e Cláudio. Além disso, apesar do final não ser trágico, talvez, falte um encerramento mais poderoso para Larissa.

Já em termos de construção de narrativa, esta conclusão fica turva e solta, pois era necessário pontuar algo dentro da jornada da protagonista, que revelasse a sua transformação, sua passagem de um estado para outro ou qualquer ato semelhante, que criasse uma conclusão firme.

De todo modo, Um Caroço de Abacate é uma vitória. Uma vitória para a comunidade Queer e, principalmente, para as pessoas trans. Cada final feliz conta e nisso Ary Zara foi brilhante!

Direção: Ary Zara

Elenco: Gaya Medeiros, Ivo Canelas