A causa LGBTQI+ está cada vez mais em pauta nos últimos anos, com discussões pertinentes sobre uma temática que envolve muito preconceito e falta de informação. Mas não é de hoje que o cinema discute este assunto. Claro que atualmente a pauta é muito mais usual do que antigamente. No entanto, lá em 1995 o longa Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar já apresentava ao público um outro olhar sobre as Drag Queens e o seu ofício.
Após vencerem uma competição em Nova York, Noxeema Jackson (Wesley Snipes, Meu Nome é Dolemite) e Vida Boheme (Patrick Swayze, Dirty Dancing – Ritmo Quente) se qualificam para a Drag Queen of America, que ocorrerá em Hollywood. Um de seus concorrentes é o ingênuo e inexperiente Chi Chi Rodriguez (John Leguizamo, O Sol Também é Uma Estrela), que consegue convencer Vida e Noxeema a deixar de lado a ideia de viajar de avião para partir em uma aventura a bordo de um Cadillac conversível.
Só que o estilo de vida deles pode ser bem aceito em grandes cidades como Nova York e Los Angeles, mas não é bem visto no interior dos Estados Unidos. Quando o carro do trio quebra na pequena cidade de Snydersville, eles precisam vencer a resistência inicial e conquistar a confiança dos habitantes locais. A situação piora ainda mais devido à presença do xerife Dollard (Chris Penn, Cães de Aluguel), que é bastante homofóbico e racista.
O filme é uma performance cuidadosa e explicativa sobre a montagem de uma Drag Queen, como ela se sente nos concursos, seus traumas de preconceito, etc. Tudo isso de uma maneira muito leve e envolvente, conquistando o espectador em cada tomada. Logo de início, somos surpreendidos com a presença de Ru Paul, drag queen americana, atualmente ainda mais famosa por conta do reality show RuPaul’s Drag Race. Quem também dá uma palinha rápida é o querido ator Robin Williams.
Mas o trio principal é, de fato, a alma de Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar. Performáticos e com personalidades fortes e distintas, eles vão se complementando e dialogando com as causas que são apresentadas no filme. Temas como violência contra a mulher, assédio sexual, racismo, homofobia são incorporadas numa trama divertida e gostosa de assistir. Além disso, a descoberta do primeiro amor, o amor maduro, a memória afetiva. Esse filme fala de muitas coisas, especialmente sob a ótica da drag queen. Inclusive, com uma explicação bem didática sobre as diferenças entre drag queen, travesti e transgênero.
Inserido no interior dos EUA, onde o preconceito é ainda mais forte, tanto do ponto de vista da cor da pele quanto da orientação sexual, o longa funciona ainda com várias alfinetadas ao comportamento do típico americano. Vida é renegada pela família rica e tradicional americana, enquanto Noxeema e Chi Chi sofrem ainda mais por serem negra e latina, respectivamente. O trio é, no entanto, resiliente e não se deixa amargurar pelas intemperes da vida.
Com atuações incríveis e um clima aconchegante, Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar é a sua melhor escolha para o fim de semana. Um filme leve que discute pautas importantes, que com certeza será uma opção acertada para toda a família. Está disponível para aluguel no Google Play.
Direção: Beeban Kidron
Elenco: Patrick Swayze, Wesley Snipes, John Leguizamo, Stockard Channing, Blythe Danner, Arliss Howard, Chris Penn, Michael Vartan, Robin Willians, Ru Paul, Jason London
Assista ao trailer!