Uma Ideia de Você era, sim, um dos filmes de romance mais aguardados do ano, especialmente por ser baseado no livro homônimo de sucesso que vendeu milhares de cópias. O enredo narra a história de Solène (Anne Hathaway, Instinto Materno), uma mãe solo que está prestes a completar 40 anos e quer aproveitar uma viagem da filha para poder se desligar do mundo e focar em si. No entanto, seus planos são frustrados quando o ex-marido diz que não poderá acompanhar a garota na viagem a um festival de música, fazendo com que Sol tenha que mudar completamente a rota.
Aqui não é exatamente uma comédia romântica, pois o tom de humor não transita na maior parte do longa. Temos um romance dramático que propõe, sim, uma leveza, mas que traz emoções bem intensas para seus espectadores. Ver Hathaway no papel de uma mãe é curioso, pois estamos acostumados a tê-la sempre em personagens mais descontraídos e com menos responsabilidades. Mas é justamente esse tom que traz uma perfeição nata à protagonista, que não imagino ser interpretada por qualquer outra atriz.
Solène é muito jovem para ter uma filha de 16 anos e isso fica muito notório quando as pessoas as confundem com irmãs. As responsabilidades maternais logo cedo fizeram com que ela tivesse que pular algumas etapas da vida, o que trouxe uma certa curiosidade e descrença para ela. Não existe confiança em se entregar para o inesperado, pois isso nunca deu certo anteriormente. Mas é justamente isso que a vida lhe convoca.
No festival de música que foi acompanhar a filha, ela acaba conhecendo o cantor principal da noite em uma situação bem inusitada no banheiro. O encantamento e conexão entre ambos é notado logo na primeira cena, como se houvesse um encontro há muito tempo prometido. E temos que atribuir isso 100% à sintonia perfeita entre Anne e Nicholas Galitzine (Vermelho, Branco e Sangue Azul). Eles conseguem transmitir todas as emoções de seus personagens com muita facilidade. É quase palpável.
O estranhamento em Hayes (Nicholas) de encontrar uma desconhecida no seu trailer, ao mesmo tempo que seu olhar revela um deslumbre. É como se ele tivesse sido acertado com força (o que emocionalmente é o que acontece mesmo). Ao longo de Uma Ideia de Você, esses laços vão se afinando e se tornando ainda mais estreitados. É muito fácil se envolver pelo casal, que tem uma dinâmica única. Aliás, Hathaway consegue nos fazer flutuar em todos os sentimentos de sua personagem de maneira milimétrica, tornando a experiência ainda mais incrível.
À medida que a história avança, vemos as dificuldades no desenrolar óbvio dos fatos. Uma jovem mãe de 40 anos se envolvendo com o cantor de uma boy band, de 24 anos e crush de maioria das adolescentes. Toda a improbabilidade do casal só nos faz ficar ainda mais envolvido e curioso com o desfecho que eles vão ter.
O filme toca, em dado momento, em questões importantes como a percepção que a sociedade tem da mulher que se relaciona com um homem mais novo, especialmente quando ela é mãe. O medo do julgamento é sensível em muitos momentos, ainda que Solène faça a escolha de seguir o seu coração em algumas partes. E isso mostra o quanto que a mulher perde, ao longo da vida, em emoções a serem vividas por conta das percepções que a sociedade julga serem importantes.
Além disso, vejo que Uma Ideia de Você acaba nos levando a uma reflexão sobre o amor em si e suas diversas formas de apresentação. E se um grande amor surgir, mas for 16 anos mais novo? E se o amor bater à porta em momentos de vida completamente diferentes? O filme traz esse ponto central e adota uma postura interessante sobre o que precisa ser feito, em muitos momentos.
Uma Ideia de Você aprofunda com cuidado a relação amorosa intensa de um casal improvável. O mergulho que damos nas emoções é igualmente intenso, nos fazendo sentir lado a lado a química que transborda na tela. E a finalização muito me agradou, já que não foi para o lugar comum preconceituoso e esperado em muitas películas que tratam da relação de mulheres mais velhas. É um romance que fica com a gente quando acaba a exibição, nos fazendo querer reassistir com muita brevidade.
Direção: Michael Showalter
Elenco: Anne Hathaway, Nicholas Galitzine, Ella Rubin, Annie Mumolo, Reid Scott, Perry Mattfeld
Assista ao trailer!