Welcome to (the) DarkSide®! – Editora traz as suas histórias preferidas com um toque a mais

Editora-Darkside-Books-Os-Goonies-Edição-Limitada-James-Kahn-img02

Muahahahahaha! (isso é uma risada malévola)

Mas, não! Este post não é sobre o lado negro da força da saga Star Wars. Nem sobre o vilão do jogo Kingdom Hearts! Muito menos sobre a música pop/rock da cantora Kelly Clarkson e menos ainda sobre o antológico disco Dark Side of the Moon do Pink Floyd…

Se você esteve no Planeta Terra, mais especificamente no Brasil, nos últimos três anos, e se você gosta muito de ler, deve ter pelo menos ouvido falar de um fenômeno editorial que vem “assombrando” as prateleiras das livrarias de todo o país. Para quem é fã de literatura e cinema (e não vive sem ambos!), nada melhor do que unir as duas linguagens nas palmas das mãos: foi exatamente o que a editora carioca DarkSide® fez, desde a sua primeira edição, luxuosíssima por sinal, de um dos maiores clássicos do cinema (os nostálgicos piram!) – Os Goonies!

Fizemos uma breve entrevista, por e-mail, com Christiano Menezes, sócio e diretor editorial (o qual fez a gentileza de nos responder com muita atenção) e, mesmo em poucas palavras, é totalmente perceptível a devoção empregada no trabalho que ele e sua equipe desenvolvem – em um trecho, ele cita o juramento Goony, só pra vocês terem ideia dessa paixão!

capa_3D web cadastro Os Senhores dos Dinossauros_capa_3D

“Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,
Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,
No céu e no inferno e na guerra nuclear,
Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,
No campo ou na cidade, na floresta, onde for,
Eu me declaro um companheiro Goony
Para sempre, sem temor.”
– O JURAMENTO GOONY –

De acordo com Menezes, a DarkSide® começou com ele e com o Chico de Assis. Eles já trabalham há mais de dez anos no mercado editorial, mas com o tempo a família foi crescendo e, segundo ele, vai aumentar em 2015. “Boa parte da equipe está creditada na ficha técnica dos livros, mas também existem outros colaboradores, além de muito parceiros que apostaram no escuro desde o início. A equipe fixa hoje então é formado por mim, sócio e diretor editorial; Chico de Assis, sócio e diretor comercial; Bruno Dorigatti, editor assistente;  Paulo Caetano, Pauline Qui e Luisa Primo, designers assistentes; Lorena Blanes, assistente comercial; Graça, administrativo; Luiz Machanoscki Bezerra Jesus, promotor de vendas. Prezamos muito por toda a construção do livro, desde a escolha do título à tradução. O projeto gráfico é a cereja do bolo. Todos os ingredientes ajudaram na construção da proposta da DarkSide®.” – explicou o diretor editorial.

Nem todos os livros publicados por eles já foram filmados ou serviram de base para algum roteiro de cinema ou, ainda, argumento de algum game. Mas, a editora sempre prioriza a publicação de livros de terror, suspense e fantasia, dos quais a magia e o desconhecido são sempre as personagens principais. O flerte com o cinema é inevitável, haja visto que grandes obras cinematográficas foram baseadas em livros épicos. Para estes, a DarkSide® reservou: um carinho enorme na edição, em capas bem apresentadas, em brindes (como marcadores de página bem criativos) e num acabamento digno de fazer brilhar os olhos dos leitores/colecionadores contumazes. Quem os conhece, já sabe que pode desfrutar, além de uma leitura mega agradável, também de um visual estonteante, daqueles que enobrecem a cabeceira da cama de qualquer nerd ou geek, de um simples devorador de livros ou de cinéfilos como a gente!

psicose_3d

Estão na “estante” de publicação da editora obras clássicas como Tubarão, O Exterminador do Futuro, Star Wars (A Trilogia), Jurassic Park, Psicose, A Noite dos Mortos Vivos, entre outros. Nem todos os livros são exatamente os romances nos quais os filmes foram baseados; alguns nos trazem uma coleção de imagens, fotografias, detalhes da produção e do roteiro, como verdadeiros mimos para os fãs, como é o caso de Sexta Feira 13, por exemplo, e também do mais recente lançamento da editora: De Volta Para o Futuro: We Don’t Need Roads – Os Bastidores da Trilogia, em comemoração ao 30º aniversário da saga que reinventou a ficção científica e fez a cabeça de muitos adolescentes nos anos 1980. Esse presente aos leitores brasileiros chega no tão esperado dia 21 de outubro de 2015, data que marca a viagem de McFly, sua namorada Lorraine e Dr. Brown ao século XXI, no gancho do primeiro para o segundo filme da trilogia, e será celebrada no mundo inteiro como o Back To The Future Day.

de-volta-para-o-futuro-capa-darkside-books-bastidores-dissecando-03

O Christiano Menezes tentou esconder, mas acabou nos revelando qual produto ganhou o coração da equipe, mais recentemente: “Não tenho o filho preferido, amamos todos da mesma forma e na mesma intensidade. MENTIRA! (risos) Amamos as nossas edições capa dura e no momento o box Terror VHS é a nossa menina dos olhos.” Este box, aliás, está lindo de morrer (com o perdão do trocadilho mórbido!). Trata-se de uma caixa contendo os livros Evil Dead – Arquivos Mortos e O Massacre da Serra Elétrica – Arquivos Sangrentos, num formato muito especial: fitas VHS. O detalhe nostálgico é um verdadeiro esmero e a dupla faz parte da Coleção Dissecando. Numa embalagem super estilosa, ambos os livros guardam muitas surpresas e curiosidades de bastidores para os fãs.

Arrisco a dizer que a fórmula do sucesso da primeira editora do Brasil inteiramente dedicada ao terror e à fantasia é: o cuidado tão especial com os produtos que comercializa + a vontade de agradar aos fãs dos livros/filmes/games que a inspiram (além de muito trabalho, claro!). Com toda a “escuridão” que envolve as temáticas de boa parte dos livros publicados pela DarkSide®, é fácil perceber o quão iluminado é o seu caminho em direção ao futuro do mercado literário, principalmente quando se trata de “ler” cinema, de consumir os elementos que envolvem o universo cinematográfico e no que tange à novas e inventivas linguagens de se editorar literatura. Quem sabe, nesse ritmo, Christiano Menezes, Francisco de Assis e toda a equipe da DarkSide® já não estejam saudando o próprio Marty McFly num futuro não muito distante de nós, mas bem à frente do nosso tempo?

Para mais infos sobre a DarkSide®, visite:
https://www.facebook.com/darksidebooks/
http://www.darksidebooks.com.br/

 

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register