Vai passar na TV – 30 de maio a 05 de junho

O maior destaque na programação da TV essa semana é a estreia da produção original HBO The Normal Heart, dirigida por Ryan Murphy (Comer, Rezar, Amar), com Mark Ruffalo e Julia Roberts no elenco, e que já figura entre as principais apostas do próximo Emmy, grande premiação da televisão norte-americana. Além desse telefilme, a exibição do popular Cine Hilliúdy no Canal Brasil e a reexibição de Piaf – Um Hino ao Amor  pela rede Telecine também merecem visibilidade. Confira esses e outros títulos que estão na programação dos principais canais:

20130825110004155177u

Sexta-feira (30/05) Canal Brasil às 19h – Cine Holliúdy

Na década de 1970, a popularização da TV acaba afastando a população  de uma cidade do interior do Ceará do seu cinema local. Proprietário do Cine Holliúdy, Francisgleydisson , dono e gerente da casa, então, começa a criar estratégias para atrair o público de volta para a sala. O longa foi um fenômeno comercial que se espalhou pelo país, começando por sua ótima bilheteria na sua praça de origem, o Ceará, e depois, com a expansão de sua popularidade pelos demais circuitos brasileiros. A curiosa inserção de legendas em português para o “cearês” causou uma certa polêmica entre alguns críticos e espectadores.

 

Brad-Pitt-in-The-Assassin-001

Sábado (31/05), FX, às 22h30min – O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

Quando arquitetava seu mais novo plano de assalto, o lendário fora-da-lei Jesse James (Brad Pitt) fica sabendo que um de seus parceiros está a sua caça. Desconfiado de tudo e de todos, Jesse rompe relações com todos aqueles que faziam parte do seu grupo, mas acaba sendo traído por quem menos imaginava. Longa subestimado dirigido pelo neo-zeolandês Andrew Dominik e exibido em 2007, O Assassinato de Jesse James vem sendo reconhecido recentemente como uma das grandes obras do cinema norte-americano na década passada. Brad Pitt recebeu o prêmio de melhor ator do Festival de Veneza por essa interpretação e Casey Affleck foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

 

Sábado (31/05) HBO às 22h – The Normal Heart

A HBO tem sido responsável pela produção de filmes bem interessantes para a TV (alguns bem melhores do que muitos títulos lançados no cinema). O filme desse primeiro semestre do canal é The Normal Heart, de Ryan Murphy, que aborda o aumento do ativismo gay  nos EUA durante o crescimento do número de casos de contaminação da Aids na população no início da década de 1980. O elenco que o diretor trouxe para contar essa história inclui Mark Ruffalo, Julia Roberts, Matt Bomer e Taylor Kitsch. Sério candidato a prêmios no Emmy e no Globo de Ouro do ano que vem.

 

Domingo (01/06), MaxPrime+, às 20h30min – Killer Joe: Matador de Aluguel

Recém vencedor do Oscar por Clube de Compras Dallas, Matthew McConaughey teve como o primeiro exemplar de sua renovação artística no cinema Killer Joe – Matador de Aluguel, de William Frideklin (eternamente lembrado por seu trabalho em O Exorcista). McConaughey interpreta um assassino contratado por um jovem traficante para matar a sua mãe, que tem um seguro de vida bom o suficiente para pagar as suas dívidas e salvar a sua pele. De repente, esse assassino começa a ficar fora de controle, colocando em risco a vida da irmã do traficante, entregue como forma de pagamento pelos serviços do matador. McConaughey está surpreendente nesse filme, uma das melhores interpretações de sua carreira.

 

Segunda-feira (02/06), MaxPrime, às 22h30min – Shame

Longa de 2011 dirigido por Steve McQueen (o mesmo de 12 Anos de Escravidão), Shame conta a história de Brandon, um executivo bem-sucedido que resolve as suas frustrações por não conseguir estabelecer relacionamentos mais profundos através da sua compulsão pelo sexo casual. A segurança (ou insegurança recolhida) de Brandon desmorona com a chega em cena a sua irmã Sissy, uma jovem, calorosa e frágil artista que impõe ao protagonista, pela primeira vez em anos, a necessidade de criar vínculos e fortalecer relacionamentos. O filme rendeu o prêmio de melhor ator a Michael Fassbender no Festival de Veneza. Um desempenho formidável do ator que vai ao extremo por esse personagem.

la-vie-en-rose

Terça-feira (03/06), Telecine Cult, às 22h – Piaf: Um Hino ao Amor

Longa é a biografia da cantora francesa Edith Piaf. A produção traz a infância de Piaf em um bordel da Normandia, passando pelo seu sucesso internacional e finaliza a narrativa com a morte prematura da artista. O que mais impressiona nesse confuso relato do diretor Olivier Dahan é a interpretação visceral de Marion Cotillard que se transforma para viver Piaf em suas diversas fases, um trabalho que exigiu da atriz uma quantidade insuspeita de demandas físicas e psicológicas. Por esse filme, Cotillard venceu inúmeros prêmios, incluindo o Oscar de melhor atriz em 2008.

 

dancy3_2335127b

Quarta-feira (04/06), Max, às 17h45min – Histeria

Durante muitos anos, as mulheres que compareciam aos consultórios médicos infelizes e secretamente insatisfeitas com sua vida sexual eram diagnosticadas com “Histeria”. Pensando em solucionar o problema de algumas, um médico inglês cria um aparelho que massageia a vagina das suas pacientes e seus serviços começam a ganhar popularidade. O aparelho é nada mais, nada menos, do que o precursor do vibrador. Protagonizado por Hugh Dancy e Maggie Gyllenhaal, a comédia inglesa é bem curiosa e divertida em diversos momentos.

 

inimigos-publicos-06g

Quarta-feira (04/06), Telecine Action, às 22h – Inimigos Públicos

Michael Mann (O Informante) dirige Johnny Depp nesse longa sobre John Dillinger, um dos criminosos mais violentos dos EUA que trouxe a seu favor o apoio da população descrente nas instituições  tradicionais. Dillinger se autoproclamava “Robin Hood” tirando dinheiro de grandes brancos e distribuindo quantias entre os pobres, pelo menos era o que ele dizia. As ações do criminoso chamam a atenção de um agente do FBI  (Christian Bale) que começa a encontrar pistas quando ele passa a se relacionar com Billie Frechetti (Marion Cotillard). O longa é mais um aplicado trabalho de Michael Mann com uma das interpretações mais contidas, e, por isso mesmo, mais interessantes da carreira de Johnny Depp.

 

Trainspotting1

Quinta-feira (05/06), Cinemax, às 23h30min – Trainspotting

Quem conhece Danny Boyle por Quem quer ser um Milionário? ou 127 Horas precisa assistir Trainspotting, provavelmente o melhor trabalho do realizador. O longa acompanha a rotina de um jovem usuário de heroína interpretado por Ewan McGregor e seu relacionamento com sua namorada e com seu grupo de amigos igualmente viciados. O filme venceu o Oscar de melhor roteiro original e tem uma trilha sonora com Iggy Pop, New Order e Low Reed. Essa é a segunda parceria de McGregor e Boyle, a primeira foi Cova Rasa e a segunda Por uma Vida menos Ordinária. A quarta seria A Praia, mas o personagem acabou nas mãos de Leonardo DiCaprio após uma briga do diretor com o ator. Uma pena, pois os melhores trabalhos de Boyle são com McGregor.

 

 

Wanderley Teixeira405 Posts

Pesquisador, jornalista e crítico de cinema, fã do Paul Thomas Anderson e também da Nicole Kidman, leitor esporádico de HQs de super-heróis e consumidor voraz de qualquer tipo de besteira colecionável.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register