Vai passar na TV: 27 de junho a 03 de julho

Alguns títulos interessantes serão exibidos durante a semana na televisão aberta e fechada.  As opções vão de Jackie Brown, longa dirigido por Quentin Tarantino, passando por Superman – O Filme, o segundo longa de Selton Mello, O Palhaço, o clássico de Stanley Kubrick recém-reexibido no cinema, Laranja Mecânica, e o drama iraniano A Separação. Confira os principais destaques na programação da TV:

jackie-brown-1

Sexta-feira (27/06), Telecine Cult às 23h40min – Jackie Brown

Longa de 1997 de Quentin Tarantino, Jackie Brown foi um dos filmes mais contestados da sua carreira. O longa conta a história de uma comissária de bordo que transporta dinheiro entre territórios para um grande chefe do crime. A polícia chega até ela e lhe faz uma proposta: entregar o grupo por trás das operações. As intenções da personagem vão além disso e ela pretende passar a perna em todos os envolvidos no caso. Pam Grier é a protagonista que dá título ao filme, que ainda conta com os nomes de Robert DeNiro, Samuel L. Jackson, Bridget Fonda e Michael Keaton no elenco.

true-grit-1969-560

Sábado (28/06), Telecine Cult às 19h35min – Bravura Indômita

Os fãs do western homônimo de 2010 dos irmãos Coen com Jeff Bridges encabeçando o elenco têm a oportunidade de conferir o longa original de 1969 que rendeu o Oscar de melhor ator a John Wayne. A história é a mesma do filme mais recente, Wayne interpreta Cogburn, o xerife caolho e alcoólatra que é contratado pela garota Mattie Ross (aqui vivida por Kim Darby) para capturar o assassino do seu pai. Para ter certeza que o acordo firmado seria cumprido, Ross acompanha Cogburn em sua captura. A versão dos Coen, apesar de ser um remake, o que por si só já lhe traz uma carga negativa, é bem mais interessante que essa fita original, mas vale a pena assistir o ótimo desempenho de Wayne.

Erin-Brockovich

Sábado (28/06), Sony às 22h30min – Erin Brokovich: Uma Mulher de Talento

Dirigida por Steven Soderbergh, Julia Roberts conseguiu algo que tentava há anos, começar a ser reconhecida mais como atriz e menos como estrela de cinema. Erin Brokovich não é o melhor desempenho da sua carreira (Álbum de Família traz, disparado, a sua melhor atuação). No entanto, é interessante notar aqui os elementos que Roberts trouxe à personagem e como ela caiu como uma luva para a protagonista desse longa. Brokovich é uma mãe de três crianças que trabalha em um escritório de advocacia e descobre que a água de uma região está contaminada. Com sua lábia, Brokovich consegue convencer os moradores da localidade a abrir um processo contra os responsáveis pela ação.

Superman-The-Movie-superman-the-movie-20185714-930-628

Madrugada de Sábado para Domingo (28/06 – 29/06), SBT às 01h – Superman: O Filme

Brandon Routh e Henry Cavill podem até ter tentado – Cavill com mais êxito que Routh, é verdade -, mas não existirá um ator para vestir o uniforme de Superman que honre tanto essa função quanto o falecido Christopher Reeve, embarcando nessa empreitada louca de Richard Donner de levar para os cinemas um herói de HQs antes dessa febre Marvel das últimas décadas e dos filmes do Batman dirigidos por Tim Burton. Em 1978, Superman – O Filme chegava às telonas contando a história de um cientista que na iminência da destruição do seu planeta envia o seu filho para a Terra. Lá ele é criado pelo casal Kent e descobre anos mais tarde a sua origem. Para ajudar a população do nosso planeta ele cria o Superman e enfrenta como primeiro vilão o gênio do crime Lex Luthor. Superman – O Filme é um dos maiores marcos da história do cinema por seus feitos técnicos na época, por ser o embrião dessa febre de super-heróis que temos hoje e por trazer performances icônicas de Reeve, Margot Kidder (Lois Lane), Gene Hackman (Lex Luthor) e, claro, Marlon Brando (Jor-El).

960_clockwork_orange_blu-ray_2x

Domingo (29/06), TCM às 22h – Laranja Mecânica

Reexibido no projeto Clássicos Cinemark, Laranja Mecânica é um dos filmes mais latentes na cultura pop. O longa de Kubrick trazia o inglês Malcolm McDowell na pele de Alex, o jovem líder de uma gangue de arruaceiros que praticam crimes como furto, assassinato e estupro disputando o poder com grupos rivais tão perigosos quanto eles. Um dia Alex é pego pela polícia e torna-se peça fundamental para o desenvolvimento de um projeto de cura de delinquentes através da alta exposição desses indivíduos a imagens de violência. Filme mais polêmico da carreira de Kubrick pelas discussões que ainda suscita em torno das instituições e da natureza humana, Laranja Mecânica merece ser visto por aqueles que ainda não o assistiram e revisitado por aqueles que já conhecem o filme de “trás pra frente”.

O Palhaço

Segunda-feira (30/06), TNT às 21h20min – O Palhaço

Segundo filme de Selton Mello como cineasta, O Palhaço conta a história de Benjamin, palhaço do circo Esperança que trabalha junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Benjamin procura um sentido para a sua vida já que diariamente faz a plateia rir, mas não consegue ser feliz. Mello fez um filme sensível, que oscila entre a doçura e o bom humor, com interpretações marcantes, como a sua e a de Paulo José. Lançado em 2011 foi uma das fitas nacionais de maior sucesso nas bilheterias, conquistando também a crítica que se rendeu ao talento de Selton como cineasta.

26road.xlarge1

Terça-feira (01/06), Telecine Touch às 22h – Foi Apenas um Sonho

Dirigido por Sam Mendes (Beleza Americana), o filme é uma adaptação do premiado romance de Richard Yates Revolutionary Road. O filme traz a história do casal Frank e April que sucumbiram a uma vida burocrática no subúrbio dos EUA na década de 1950 após uma juventude cheia de promessas. O longa e o romance tem como principal tema as expectativas frustradas pela vida adulta através de interpretações devastadoras de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, em grandes momentos que até trouxeram comparações na época com a dobradinha entre Elizabeth Taylor e Richard Burton em Quem matou Virginia Woolf?. É um filme que não recebeu o devido reconhecimento na ocasião do seu lançamento por ser muito duro e melancólico, mas que merece uma oportunidade pela sua pertinência. Atenção para a interpretação de Michael Shannon, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, dando vida a um vizinho do casal com sérios problemas mentais.

650x375_a-separacao_1423943

Quarta-feira (02/06), Max às 00h10min – A Separação

Longa iraniano de Asghar Farhadi, A Separação levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012 econta a história de um casal que diverge sobre a possibilidade de abandonar o Irã. Ela quer deixar o país pois teme pela criação da filha em lugar que restringe as possibilidades para as mulheres e ele quer permanecer lá pois se sente obrigado a cuidar do pai que sofre do Mal de Alzheimer. O filme de Farhadi tem um roteiro excepcional, também indicado ao prêmio da Academia, que tece com cuidado toda a teia de relações que envolvem os seus personagens.

shadow-620x334

Quinta-feira (03/06), HBO Signature às 20h – Agente C: Dupla Identidade

Filme lançado em 2013, Agente C: Dupla Identidade é dirigido por James Marsh, o mesmo que realizou o documentário O Equilibrista. O filme é protagonizado por uma mulher que presenciou o assassinato do irmão na infância e anos mais tarde se torna uma das principais peças das ações terroristas do IRA. Em uma das ações do grupo ela é capturada pelo serviço de inteligência da Inglaterra e passa a ser informante deles em troca da sua liberdade. O longa tem Clive Owen no elenco, mas prestem atenção em Andrea Riseborough no papel da personagem que dá título ao filme, uma excelente atriz que ainda precisa de um grande momento para estourar.

 

Wanderley Teixeira402 Posts

Pesquisador, jornalista e crítico de cinema, fã do Paul Thomas Anderson e também da Nicole Kidman, leitor esporádico de HQs de super-heróis e consumidor voraz de qualquer tipo de besteira colecionável.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register