Vai passar na TV: 13 a 19 de junho

Uma das alternativas para muitos durante a ausência de transmissão de jogos da Copa do Mundo pode ser a programação de filmes que alguns canais prepararam para essa semana. Os filmes também podem ser uma alternativa para quem estiver cansado de tanto assistir jogos.  A programação tem início com o clássico de Alfred Hitchcock Janela Indiscreta e culmina com a exibição do tributo a James Gandolfini pela HBO, casa do ator desde The Sopranos, ou seja, um leque de opções bem variadas. Confira os principais destaques dessa semana na TV:

Janela Indiscreta

Sexta-feira (13), Telecine Cult, às 18h – Janela Indiscreta

Após sofrer um acidente e ficar temporariamente preso em uma cadeira de rodas, um fotógrafo passa a ter como hobby bisbilhotar a vida dos seus vizinhos da janela do seu apartamento. Apesar das investidas de sua namorada, ele não sai de casa e começa a ficar obcecado por uma trama de assassinato que ele jura ter acontecido no apartamento da frente. O longa é um dos melhores filmes da carreira de Alfred Hitchcock, no qual trabalha com duas das parcerias mais constantes de sua filmografia, os atores James Stewart e Grace Kelly, nunca tão bela no cinema como aqui.

O Mestre

Sábado (14), às 18h30min, Max – O Mestre

O Mestre é um dos trabalhos mais apurados da carreira do cineasta Paul Thomas Anderson (Magnólia e Sangue Negro). Levemente baseado nos primeiros anos da Cientologia, o longa traz a história de um marinheiro com sérios distúrbios mentais que sofre com ansiedade, violência e falta de controle dos seus desejos sexuais. Ele conhece o líder carismático de uma seita e passa a ser usado como experimento para a filosofia do grupo, uma prova viva da eficácia da nova religião. O grande triunfo desse filme, além da habitual competência de Anderson no tratamento do roteiro e na condução do projeto, é o seu elenco. Não é exagero dizer que Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams apresentam aqui as atuações das suas carreiras.

batman-returns-danny-devito-and-michelle-pfeiffer

Sábado (14), às 22h, TCM – Batman: O Retorno

Segundo filme de Tim Burton sobre o Homem-Morcego da DC Comics, Batman – O Retorno traz Bruce Wayne (Michael Keaton) enfrentando seus fantasmas a partir da iminente ameaça de Oswald Cobolpot, o Pinguim, sobre Gotham City. O vilão emerge dos esgotos da cidade no Natal como um novo herói e um fortíssimo candidato para as próximas eleições. No meio desse embate, surge uma figura enigmática, a Mulher-Gato, que vem a ser a secretária Selina Kyle assumindo uma nova identidade após ser jogada da janela do escritório onde trabalhava pelo seu chefe. A versão de Burton para o universo do Batman precisa ser encarada como uma releitura, o diretor tomou inúmeras liberdades desde Batman de 1989. O ponto alto da fita é sem dúvida a icônica composição de Michelle Pfeiffer para a dúbia Mulher-Gato, até hoje insuperável como a personagem no cinema. Mesmo diante da mudança da origem da personagem no projeto, Pfeiffer foi a única que conseguiu lidar com a natureza dúbia da felina.

lost-in-translation_402441_34231

Domingo (15), às 23h35min, Telecine Cult – Encontros e Desencontros

Antes de ser a musa de Woody Allen e de vestir o uniforme da Viúva Negra em Os Vingadores, Scarlett Johansson foi uma das mais gratas descobertas da diretora Sofia Coppola no filme mais celebrados da realizadora, Encontros e Desencontros. Nesse longa que rendeu o Oscar de melhor roteiro original para Coppola, Johansson interpreta uma jovem recém-casada com um fotógrafo em lua de mel no Japão. Ela passa a maior parte do tempo entediada no quarto do hotel pois seu marido está ocupado demais com alguns trabalhos em Tóquio para lhe dar atenção. A personagem conhece um ator de Hollywood, vivido por Bill Murray, também entediado com os rumos da sua própria vida e que vai para o país gravar um comercial de uísque. Os dois acabam estabelecendo uma relação sólida em meio a esse ambiente isolacionista. Por um triz (Sean Penn em Sobre Meninos e Lobos), Murray não levava a estatueta do Oscar de melhor ator para casa.

behind-the-candelabra-matt-damon-michael-douglas

Segunda-feira (16), às 22h, HBO – Behind the Candelabra

Certamente vocês nunca viram Michael Douglas e Matt Damon da forma como eles estão em Behind the Candelabra, o melhor trabalho da recente safra de Steven Soderbergh. Douglas interpreta o showman Liberace, um excêntrico artista que nunca assumiu sua homossexualidade. Quando começa a se relacionar com o jovem Scott Thorson, de Matt Damon, determinadas tensões e fragilidades da personagem de Liberace vêm à tona para o espectador. O telefilme venceu 11 Emmys, incluindo o de melhor filme para a TV, melhor ator (Douglas) e melhor diretor para Soderbergh. A dinâmica entre Douglas e Damon é incrível nesse longa, certamente duas das interpretações mais interessantes das suas carreiras.

as-melhores-coisas-do-mundo-5

Terça-feira (17), às 19h10min, TNT – As Melhores Coisas do Mundo

A diretora Laís Bodanzky (Bicho de Sete Cabeças) dirige esse filme sobre um garoto de classe média de São Paulo que começa a ter sua vida virada de cabeça para baixo por conta dos conflitos naturais da adolescência e em virtude da separação dos seus pais. Poucas vezes o cinema nacional retratou a adolescência de maneira tão sincera. O filme pode incomodar alguns por fazer um relato particular da classe média, mas a essência das principais questões que rondam essa fase está lá defendida com muita honestidade por um elenco primoroso que vai dos jovens Francisco Miguez e Gabriela Rocha até os veteranos Denise Fraga, Zé Carlos Machado e Caio Blat.

The-Painted-Veil-edward-norton-147035_1500_1000

Quarta-feira (18), às 22h, MGM – O Despertar de uma Paixão

O médico britânico Walter Fane (Edward Norton) descobre que sua esposa Kitty (Naomi Watts) mantém relações extraconjugais. Como uma espécie de “punição” ele leva a mulher infiel junto consigo para sua nova missão em um vilarejo chinês: conter a epidemia da cólera. Lá Walter e Kitty acabam tendo que ajustar os ponteiros e um novo relacionamento surgirá dessa experiência. Dirigido por John Curran (Tentação), esse é um filme que foi muito subestimado no ano de seu lançamento e que merece ser conhecido pelo público. É um remake de um outro longa com Greta Garbo de 1934, mas conduzido com muita personalidade por Curran e que, além disso, conta com uma ótima parceria entre Naomi Watts (impecável) e Edward Norton.

rabbit_2

Quinta-feira (19), às 20h15min, Telecine Touch – Reencontrando a Felicidade

 No filme que rendeu a terceira e mais recente indicação ao Oscar para Nicole Kidman, a australiana interpreta Becca Corbet uma mulher lidando com o luto após a morte brutal do seu filho pequeno. Becca acaba tendo dificuldades para lidar com a perda em meio às tentativas de conforto e demandas do marido, da mãe e da irmã mais nova. A oportunidade para superar esse momento acaba vindo de um adolescente com quem ela começa a estabelecer uma amizade. O filme é um dos melhores (e menos conhecidos!) projetos da recente safra da atriz, que produziu o projeto através de sua nova produtora. Trata-se da adaptação da peça de off-Broadway A Toca do Coelho de David Lindsay-Abaire, que também assina o roteiro, e é dirigida por John Cameron Mitchell (o mesmo de Hedwig e Shortbus). Além da incrível interpretação de Nicole, o restante do elenco, que inclui Aaron Eckhart, Dianne Wiest e o jovem Miles Teller dão conta do recado.

Actor James Gandolfini poses during a photo shoot in New York. G

Quinta-feira (19), às 23h05min, HBO – James Gandolfini: Tribute to Friend

 A HBO exibirá nessa semana o documentário que realizou em homenagem ao falecido James Gandolfini, um ator ícone para a rede de canais já que por intermédio de The Sopranos, série protagonizada por ele, eles se transformaram na principal referência da TV norte-americana nas duas últimas décadas. Há depoimentos emocionados de amigos como Edie Falco, parceira de Gandolfini nos Sopranos, Diane Lane, Steve Buscemi, Jeff Daniels e outros que trabalharam ou compartilharam uma vida com o ator e produtor. O filme promete ser um relato cheio de emoção para fãs e para aqueles que não conheciam tão a fundo a trajetória do eterno Tony Soprano.

 

Wanderley Teixeira418 Posts

Pesquisador, jornalista e crítico de cinema, fã do Paul Thomas Anderson e também da Nicole Kidman, leitor esporádico de HQs de super-heróis e consumidor voraz de qualquer tipo de besteira colecionável.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register