Vai passar na TV: 02 a 08 de maio

A primeira semana de maio será marcada pela exibição de grandes títulos do cinema na televisão aberta e na TV a cabo. Tem clássicos, longas cultuados, documentarios e uma grande obra da recente filmografia nacional em exibição nos principais canais. Confira os destaques da programação dessa semana abaixo:

the-godfather-1

O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte 2 – 02/05 (sexta), TCM, a partir das 22h

Dois dos maiores clássicos do cinema serão exibidos pelo TCM em sequência nesse final de semana, as partes 1 e 2 de O Poderoso Chefão, ambos dirigidos por Francis Ford Coppola. No primeiro longa, acompanhamos a tentativa de Don Vito Corleone (Marlon Brando) de transferir todo o seu império de enriquecimento clandestino para o seu filho Michael (Al Pacino). No segundo filme da trilogia, o espectador acompanha o que Michael fez com todo o legado do pai e vemos o passado de Vito Corleone (Robert DeNiro), recém chegado da Itália nos Estados Unidos de 1920. Trata-se de uma obra que dispensa apresentações, algo que jamais se repetirá na carreira de Coppola. Somando 9 prêmios da Academia de Hollywood (3 da parte 1 e 6 da parte 2), os dois primeiros filmes da trilogia trazem desempenhos espetaculares de Al Pacino, Marlon Brando e Robert DeNiro, os dois últimos vencedores do Oscar por seus respectivos papéis.

the-virgin-suicides

As Virgens Suicidas – 03/05 (sábado), Telecine Cult, 22h

Ainda na família Coppola, a TV a cabo trará a oportunidade – para aqueles que ainda não viram – do público conhecer o primeiro longa metragem da filha de Francis, Sofia Coppola (Encontros e Desencontros, Bling Ring): As Virgens Suicidas. Trata-se de um dos trabalhos mais apurados da cineasta e narra a história de um grupo de cinco adolescentes criadas por uma mãe extremamente religiosa na dácada de 1970 em um bairro classe média de Michigan. As garotas  acabam despertando o interesse dos meninos da região que ficam fascinados pela beleza das irmãs. Tudo começa a se transformer naquela casa quando uma das garotas comete suicídio e as demais passam a questionar a rígida criação que recebem da matriarca. Os destaques são a interpretação de Kathleen Turner como a rigorosa Sra. Lisbon e Kirsten Dunst, uma das queridinhas de Coppola (as duas trabalharam juntas em Maria Antonieta), antes dos filmes da trilogia Homem-Aranha.

ayrton-senna-o-filme-586x355

Senna – 04/05, Globo, 01h

A Rede Globo exibirá o documentário inglês Senna, de Asif Kapadia, logo após o programa Altas Horas no Supercine. O filme acompanha o início de Ayrton Senna como piloto de kart e o segue até o auge da sua carreira, quando protagonizou uma rivalidade na Fórmula 1 com o francês Alain Prost. Claro que o longa também repercute a morte do piloto em 1994, durante o GP de San Marino, que aconteceu há exatos 20 anos. O documentário será exibido pela emissora no mês do vigésimo ano sem Senna no esporte. A produção venceu o prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance de 2011 e ganhou dois Baftas, prêmio máximo da indústria cinematográfica inglesa, nas categorias melhor documentário e montagem.

shutter-island

Ilha do Medo – 04/05 (domingo), Fox, 16h

Para muitos, um dos filmes mais deslocados da carreira de Martin Scorsese (Taxi Driver, Os InfiltradosO Lobo de Wall Street), para outros mais um grande trabalho do diretor, que nada mais é do que um exercício de gênero e forma bem orquestrado. Particularmente, me filio ao segundo grupo. Em Ilha do Medo, Leonardo DiCaprio é um investigador atormentado pela morte da sua esposa que investiga o desaparecimento da interna de um hospital psiquiátrico localizado em uma ilha. Baseado no livro homônimo de Denis Lehane (autor que originou longas como Sobre Meninos e Lobos e Medo da Verdade), Ilha do Medo é um grande suspense com uma estupenda direção de Scorsese e uma excelente interpretação de Leonardo DiCaprio, como de praxe sempre que esses dois se juntam.

som-ao-redor-divulgacao

O Som ao Redor – 05/05 (segunda), Cinemax, 23h15min

O longa nacional mais aclamado pela crítica em 2012 já está em exibição na TV a cabo. O Som ao Redor, do pernambucano Klebber Mendonça Filho, conta a história dos moradores de um condomínio classe media em suas tensões psicológicas e conflitos sociais de maneira claustrofóbica e densa como poucos filmes em nossa cinematografia conseguiram retratar. Há fortes atuações do elenco, sobretudo Maeve Jenkins, que interpreta a dona de casa Bia. O Som ao Redor foi o escolhido do ano passado para representar o Brasil na candidatura a uma vaga na categoria melhor filme estrangeiro do Oscar.  Não conseguiu, mas já fez muito lá for a pelo nosso cinema.

28af5444507198c43ebdbbbe4d3f98d9

Gigantes de Aço – 05/05 (segunda), Globo, 22h25min

Longa de ação estrelado por Hugh Jackman, Gigantes de Aço fez um relativo sucesso nos cinemas em 2011. Trata-se da história de um controlador de robôs de luta que descobre ter um filho de 11 anos de idade. O garoto aos poucos conquista o coração dele e passa a ajudá-lo nas lutas já que é um ótimo jogador de video games. A premissa da história é simples, mas muito bem executada, e apoiada no forte carisma e química em cena entre Jackman e o menino Dakota Goyo.

elizabeth_20741_4ea60e30a34d4b41fd000459_1320210213

Elizabeth – 06/05 (terça), Universal, 19h40min

A rainha Elizabeth I de Elizabeth foi o primeiro papel que rendeu a australiana Cate Blanchett, vencedora do prêmio da Academia esse ano por Blue Jasmine, uma indicação ao Oscar de melhor atriz, Aliás, era para Blanchett ter vencido a estatueta na ocasião não fosse o trator da indústria preferir a queridinha da época Gwyneth Paltrow de Shakespeare Apaixonado (sim, sejamos racionais, por mais que Fernanda Montenegro tivesse arrasadora em Central do Brasil não levaria aquele prêmio). O filme conta os primeiros anos do reinado de Elizabeth na Inglaterra e as dificuldades que enfrentou para assumir a coroa sozinha. Blanchett está estupenda no filme e conta com um elenco formado por Geoffrey Rush, Joseph Fiennes, Fanny Ardant e Vincent Cassel. Venceu o Oscar de maquiagem.

the_ghost06

O Escritor Fantasma – 07/05 (quarta), Telecine Cult, 19h40min

Suspense dirigido por Roman Polanski (O Pianista), O Escritor Fantasma conta a história de um escritor contratado para escrever as memórias de um ex-primeiro ministro britânico que esconde estranhas conexões no passado. A maneira com que Polanski conduz essa história e cria uma atmosfera soturna é o ponto alto do filme que conta com um ótimo elenco encabeçado por Ewan McGregor e Pierce Brosnan, além de Kim Catrall e Olivia Williams, ambas em ótima forma como a amante e a esposa do ex-primeiro ministro respectivamente.

the_interpreter18

A Intérprete – 08/05 (quinta), MGM, 22h

Ultimo filme de Sidney Pollack (Entre Dois Amores), falecido em 2008, o suspense traz Nicole Kidman e Sean Penn, na época recém vencedores do Oscar por As Horas e Sobre Meninos e Lobos, respectivamente. No filme, um agente do serviço secreto norte-americano é incumbido de investigar uma intérprete da ONU sob suspeita de estar envolvida em uma conspiração que objetiva assassinar um líder de Estado africano. A Intérprete foi o primeiro filme a realizer cenas dentro da própria sede das Nações Unidas em Nova York.

 

Wanderley Teixeira405 Posts

Pesquisador, jornalista e crítico de cinema, fã do Paul Thomas Anderson e também da Nicole Kidman, leitor esporádico de HQs de super-heróis e consumidor voraz de qualquer tipo de besteira colecionável.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register