Sidekicks em voo solo

Na tradução, sidekick é aquele coadjuvante que muitas vezes rouba a cena em um filme. O cinema está repleto deles, principalmente nas animações. Esta semana estreia no circuito comercial Minions, longa protagonizado pelos sidekicks de Gru, personagem central de Meu Malvado Favorito, franquia da Sony Animation. No entanto, os ajudantes de Gru não foram os primeiros sidekicks a ganharem um longa só seu nas telonas. Confira outros personagens da animação que saíram das asas dos seus protagonistas e tornaram-se donos dos seus próprios filmes:

pinguins_de_madagascar_lullydeverdade_01

 

# 05. Os pinguins de Madagascar

A franquia protagonizada pelo grupo de animais do zoológico de Nova York liderado pela zebra Marty e pelo leão Alex trazia um outro grupo de personagens que chamou ainda mais a atenção da plateia. O quarteto de pinguins metidos a agentes secretos apareciam esporadicamente ao longo do filme e com o sucesso ganharam curtas, séries de animação e um longa-metragem em 2014.

 

tinkerbell-once-ani

 # 04. Sininho

A geniosa fadinha de Peter Pan talvez seja uma das sidekicks pioneiras a realizar esse movimento de independência do seu “produto” de origem. Conhecida originalmente como Tinker Bell, a fada da animação da Disney de 1953, tem uma série de animação própria, vários longas metragens e disputa em pé de igualdade a liderança das vendagens de produtos licenciados da empresa com as princesas do estúdio. Em breve, a história de Sininho ganhará uma versão em longa metragem com atores de carne e osso protagonizada por Reese Whiterspoon, além de ter sido vivida pela atriz Rooney Mara na recente versão de Peter Pan para os cinemas.

 

gato

#03. Gato de Botas

Até o primeiro longa-metragem da franquia Shrek, o Burro monopolizava as atenções do filme do ogro da DreamWorks. Quando o segundo filme do personagem chegou aos cinemas fomos apresentados a uma versão do clássico personagem Gato de Botas, de Charles Perrault, dublada por Antonio Banderas. Hábil espadachim, assim como a versão de Zorro que Banderas interpretou nos cinemas, o personagem poderia ser bem persuasivo na sua versão meiga, bastando fitá-lo em seus olhos para ceder a qualquer chantagem. O personagem foi o único da franquia Shrek a ganhar um longa só para si. O filme chegou aos cinemas em 2011.

 

Finding-Dory-Thumbnail1

#02. Dory

Procurando Nemo da Pixar era sobre um peixe palhaço chamado Marly em busca do seu filho desaparecido, Nemo. A peixe Dory, dublada em sua versão original pela comediante e apresentadora Ellen Degeneris, era companhia constante do protagonista em sua jornada. Vítima dos seus lapsos de falta de memória, Dory protagonizou alguns dos momentos mais engraçados do filme como a saia justa na sessão de ex-carnívoros anônimos ou mesmo a tentativa de diálogo com baleias através de uma língua que só ela dominava, o “baleês”. Em 2016, o filme ganhará uma continuação e o enfoque será na personagem. O título da produção? Procurando Dory.

 

 

timon-pumba-direcao-filme

 

# 01. Timão e Pumba

Em 1994, O Rei Leão bateu todos os recordes de bilheteria para uma animação e foi “carregado no colo” pela crítica especializada. Com tons trágicos, o longa da Disney era assumidamente a versão de Hamlet do estúdio. A jornada de Simba em seu retorno ao reino contava com momentos de alívio cômico, a maioria deles protagonizada por uma dupla que torna-se amiga do leão desde a sua infância, quando se viu encurralado e sem perspectivas de vida após a morte do pai: o suricato Timão e o seu parceiro, o javali Pumba. Mal educados, cabeças frescas e comedores de insetos, a dupla ganhou uma série animada só sua na TV e alguns filmes que foram lançados diretamente em home video. Eis a abertura da série em animação protagonizada por eles:

 

 

Wanderley Teixeira414 Posts

Pesquisador, jornalista e crítico de cinema, fã do Paul Thomas Anderson e também da Nicole Kidman, leitor esporádico de HQs de super-heróis e consumidor voraz de qualquer tipo de besteira colecionável.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register