SAG Awards 2016: Veja lista de indicados ao prêmio do sindicato dos atores!

SAG

Na manhã desta quarta-feira (09) foi anunciada a lista de indicados ao prêmio SAG Awards 2016. A premiação é uma das mais populares da temporada de prêmios do cinema e da televisão nos EUA e tem como singularidade o seu corpo de votantes. Por se tratar de uma premiação do sindicato dos atores de Hollywood, somente atores sindicalizados votam no SAG Awards, escolhendo nas categorias cinematográficas o melhor ator, a melhor atriz, os melhores coadjuvantes e o melhor elenco (o prêmio não tem a categoria melhor filme).

Em 2016, nas categorias de cinema, o longa Trumbo saiu na frente com um total de 3 indicações. Trata-se também de uma relativa surpresa na premiação, já que pouco se comentou sobre ele após as suas primeiras exibições.  No geral, tudo foi bem equilibrado. Logo mais a noite comentaremos a seleção do SAG Awards.

Confira abaixo os indicados ao SAG Awards 2016 nas categorias de cinema:

Melhor Elenco

Beasts of no Nation

A Grande Aposta

Spotlight

Straight Outta Compton

Trumbo

Melhor Atriz

Cate Blanchett – Carol

Brie Larson – O Quarto de Jacob

Helen Mirren – A Dama Dourada

Saoirse Ronan – Brooklyn

Sarah Silverman – I smile back

Melhor Ator

Bryan Cranston – Trumbo

Johnny Depp – Aliança do Crime

Leonardo DiCaprio – O Regresso

Michael Fassbender – Steve Jobs

Eddie Redmayne – A Garota Dinamarquesa

Melhor Atriz Coadjuvante

Rooney Mara – Carol

Rachel McAdams – Spotlight

Helen Mirren – Trumbo

Alicia Vikander – A Garota Dinamarquesa

Kate Winslet – Steve Jobs

Melhor Ator Coadjuvante

Christian Bale – A Grande Aposta

Idris Elba – Beasts of no Nation

Mark Rylance – Ponte dos Espiões

Michael Shannon – 99 Homes

Jacob Tremblay – O Quarto de Jacob

 

Os vencedores do SAG Awards 2016 serão conhecidos no dia 30 de janeiro de 2016 em cerimônia que será transmitida pela TV a cabo brasileira.

 

ATUALIZAÇÃO – 19h42

A lista de indicados ao SAG Awards 2016 trouxe os candidatos suspeitos que muitos especuladores estavam mencionando desde os festivais de Cannes, Veneza e Toronto desse ano. Tivemos a menção a Carol através das performances das suas protagonistas Cate Blanchett e Rooney Mara; Leonardo DiCaprio foi citado em sua ascendente campanha pelos prêmios de melhor ator por seu desempenho em O Regresso; Brie Larson firmando-se como favorita aos prêmios de melhor atriz por O Quarto de Jacob ao lado de Saoirse Ronan e sua interpretação em BrooklynEddie Redmayne e Alicia Vinkander em A Garota Dinamarquesa; o favorito aos prêmios principais Spotlight; e até mesmo o retorno de um filme considerado por muitos como o título que mais corria o risco de ser esquecido na temporada graças ao retumbante fracasso de bilheteria que se tornou, Steve Jobs.

Claro que, diante de tantas certezas, muitas indicações surpreenderam os principais especuladores da temporada de prêmios nos EUA. Citamos algumas indicações do SAG Awards que surgiram para sacudir um pouquinho a award season de 2016:

file_612336_trumbo-poster-fb

1º – Trumbo , o filme com o maior número de indicações

No início da temporada, quando tudo era apenas especulação, a presença de Trumbo na award season era uma aposta de muitos veículos especializados. Era a grande oportunidade de Bryan Cranston, recém-saído do sucesso Breaking Bad, nos cinemas, abordava a trajetória do roteirista de Hollywood Dalton Trumbo… Contudo, conforme foram surgindo informações sobre as sessões do filme para a mídia especializada, as expectativas de prêmio foram abaixando.

O SAG acabou de dar visibilidade ao filme de Jay Roach ao indicá-lo em três categorias (!!!), batendo em número de menções filmes badalados da temporada como Spotlight Carol. É claro que até o Oscar, muita coisa pode acontecer, mas o destaque dado pelo SAG ao filme é um indício de que os atores amam Trumbo e, vale lembrar, eles são a maioria entre os votantes da Academia.

Trumbo foi indicado a melhor elenco, melhor ator (Bryan Cranston) e melhor atriz coadjuvante (Helen Mirren).

Na categoria melhor ator, Cranston bateu especulações que indicavam menções aos trabalhos de Will Smith (Concussion), Matt Damon (cujo longa Perdido em Marte, considerado por muitos como sério concorrente a Oscar, sequer fora mencionado) e Ian McKellen (Mr. Holmes)

O filme estreará no Brasil dia 18 de fevereiro.

 

maxresdefault

2º – Netflix demarca seu terrítório com Beasts of no Nation

Beasts of no Nation foi outro longa mencionado à exaustão no início da temporada que aos poucos foi desaparecendo das manchetes. O longa conseguiu duas indicações, melhor elenco e melhor ator coadjuvante (Idris Elba). Trata-se de um passo e tanto para a Netflix que está chegando agora em um campo complicado e fechado como o cinema. Quem puder assistir, o filme já está disponível no Netflix brasileiro.

 

external

3º – A Grande Aposta e seu grande elenco

Não chegou a ser surpresa. O SAG costuma ter os braços abertos para filmes com grandes estrelas mesmo que eles não tenham sido abraçados pela mídia especializada como favoritos ao Oscar (lembrem-se que estamos falando de um grupo que indicou a melhor elenco os filmes Nine Hairspray). Nesse caso, sobrou até mesmo uma indicação a melhor ator coadjuvante para Christian Bale.

A Grande Aposta deve chegar aos cinemas brasileiros no dia 14 de janeiro.

 

4

4º – O azarão Straight Outta Compton

O filme sobre o gangsta rap foi uma verdadeira sensação de bilheteria no meio do ano, desbancando títulos hypados como Os Agentes da U.N.C.L.E.. Alguns blogueiros chegaram a especular que ele pudesse pintar na temporada de prêmios em algum momento. Resta saber se a caminhada de Straight Outta Compton parará por aqui.

O filme já estreou no circuito comercial brasileiro.

 

woman-in-gold-mirren-ryan-xlarge

5º – Helen Mirren duplamente indicada

Eis uma atriz que foi pouco mencionada. Diferente de Cate Blanchett, Brie Larson ou Saoirse Ronan, o trabalho de Helen Mirren em A Dama Dourada (foto) e Trumbo não está entre os preferidos dos especuladores do Oscar, mas a atriz foi duplamente lembrada no SAG.

Vale lembrar que Mirren já foi indicada no mesmo prêmio por Hitchcock, o que pode indicar que a dupla indicação significa apenas que o sindicato gosta muito dela e tudo acabar por aqui. Contudo, não deixa de ser notável a presença de Mirren na lista.

A Dama Dourada já estreou no Brasil e atualmente está disponível no Netflix.

 

sarah-silverman-takes-on-drama-in-i-smile-back-seemingly-great-actually-horrible-603830

6º – Sarah Silverman. Nada de Carey Mulligan ou Jennifer Lawrence. 

Sarah Silverman conseguiu uma indicação por I smile back. O nome de Sarah foi muito pouco mencionado desde que a temporada começou, pelo menos em menor proporção que Carey Mulligan (As Sufragistas) e Jennifer Lawrence (Joy).

Talvez o filme seja muito indie para o paladar do Oscar. Em todo caso, não dá mais para ignorar.

Não há previsão de estreia do filme no Brasil

 

spotlight

7º – A escolha por Rachel McAdams

O elenco de Spotlight foi mencionado na categoria principal, mas, diferente do que se esperava, nem Michael Keaton ou Mark Ruffalo receberam nomeações como melhor ator coadjuvante. O SAG optou por Rachel McAdams na categoria melhor atriz coadjuvante. Rachel desbancou nomes que vinham sendo especulados há tempos, como Jane Fonda (Youth), Kristen Stewart (Acima das Nuvens) e Elizabeth Banks (Love and Mercy). Jennifer Jason Leigh também não foi mencionada, especula-se que as primeiras sessões de Os 8 Odiados de Tarantino não tenham coincidido com o tempo hábil para a votação do SAG.

Spotlight tem previsão de estreia para dia 07 de janeiro no Brasil.

 

99_homes_704_2

8º – Michael Shannon. Nada de Sylvester Stallone, Paul Dano ou Benicio DelToro

Michael Shannon foi indicado a melhor coadjuvante por 99 Homes. Alguns especuladores indicavam que esta nomeação poderia ocorrer. O SAG preferiu a performance dele, de Christian Bale e de Idris Elba do que as badaladas interpretações de Sylvester Stallone (Creed), Paul Dano (Love and Mercy) e Benicio DelToro (Sicario).

Não há previsão de estreia no Brasil.

 

 

Wanderley Teixeira414 Posts

Pesquisador, jornalista e crítico de cinema, fã do Paul Thomas Anderson e também da Nicole Kidman, leitor esporádico de HQs de super-heróis e consumidor voraz de qualquer tipo de besteira colecionável.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register